“Bactérias ganham lógica e são programadas como computadores”

Não entendeu nada? Pois eu também não! Foi essa a manchete que eu li em um dos gadgets do iGoogle que eu normalmente só olho de relance…mas deixar passar uma manchete como essa?!

Claro que eu cliquei no link! E o que dizia o artigo, era exatamente o que eu e você imaginamos! Cientistas criaram bactérias ( da linhagem E. coli  ) que funcionam como microcomputadores biológicos e podem, portanto ser programadas! Essas bactérias receberam portas lógicas, conceito muito difundido na computação ( pra você que não tem a menor idéia do que isso significa aí vai uma definição: uma porta lógica é um circuito elementar que recebe duas entradas e fornece um resultado que depende da combinação de valores daquelas duas entradas.).

E agora a frase que mais me chamou atenção no artigo:“Nós sempre pensamos na computação como o uso de correntes eletrônicas para fazer cálculos, mas qualquer substrato pode funcionar como um computador, incluindo engrenagens, tubulações de água e… células,”. Explica o Dr. Christopher Voigt, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Genial!

Não é de hoje que vêm explorando essa intercomunicação entre a biologia e a informática. Sobre o objetivo de tudo isso disseram (me surpreendi com a resposta!) que não se quer produzir um super computador de DNA (ou bactérias agora…), por exemplo, para “competir” com o de silício (atual), querem conseguir trazer a exatidão/precisão da computação para as interações biológicas. A computação é mesmo maravilhosa não!?

Voigt afirmou ainda que, no futuro, o objetivo é ser capaz de programar as células usando uma linguagem formal semelhante às linguagens de programação atualmente usadas para escrever programas de computador.

Sendo assim a conclusão final é: assim que aparecer um curso de linguagem pra programação de bactérias eu vou fazer! Alguém mais se habilita?!  Brincadeirinha (mas é verdade). Isso pode e tenho certeza que vai ser um salto evolutivo para a medicina e claro, para toda a humanidade!`

É isso…

beijos!

Um comentário sobre ““Bactérias ganham lógica e são programadas como computadores”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s