Perfil Profissional Online – LinkedIn – Adicionando pessoas na rede 

Não adicione pessoas só porque elas estão em outras redes sociais sua, deixe seu perfil clean, foque nas pessoas que fazem parte da sua vida profissional ou que tem a agregar. Isso é uma moça que você conheceu em um congresso, que você trocou cartão pois o trabalho dela é complementar ou relacionado ao seu é uma pessoa interessante de se adicionar, mas sua primo que está no colégio talvez não seja a melhor opção. Também não adicione pessoas que enviam convite sem que você já tem algum contato, mesmo que elas digam que são de RH, elas podem deixar mensagens em sua caixa postal. Gerenciar quem são e de onde são pode trazer uma complicação muito grande. A não ser que te interesse, não adicione.

Por mais que o LinkedIn seja uma plataforma pra relacionamentos profissionais, ainda existem muitas contas “fake”. E por vários motivos eles entram em contato com você. Verifique se há amigos em comum, e mesmo assim desconfie. Lembro de um caso que uma pessoa me adicionou, a foto era típica de conta “fake” de Facebook, fazendo enfase em atributos físicos, entrei na conta da pessoa pra ver como ela tinha chegado a mim, e vi que vários amigos a tinham como contato. Então entrei em contato com eles perguntando e sabe o que eles falaram? “Ah nem sei quem era, mas era bonita…” e uma amiga que também a tinha adicionado disse que viu vários contatos em comum e achou que era amiga deles, perguntei “Mas você a conhece?” E a resposta foi negativa, então me pergunto, porque adicionar?

Costumo pensar muito em como agregar mais meu LinkedIn, é a primeira impressão que várias empresas vão ter de mim, e eu levo muito a sério meu trabalho. Aliás batalhei muito pra chegar onde eu estou, e não quero que nada esteja no meu caminho, se a empresa olha pro meu perfil e acha que eu não levo a sério ele, ela pode achar que eu não levo a sério meu emprego, e evitar me chamar pra uma entrevista.

Parece que estou sendo chata, mas várias empresas entraram em contato comigo e disseram a seguinte frase: “Te achamos pelo LinkedIn e seu perfil é bem interessante, você parece a pessoa ideal pra nossa vaga.” Então sim, no LinkedIn sou uma pessoa centrada em deixá-lo da melhor forma possível para ser acessada pelas melhores empresas.

Vou deixar mais uns links também nessa linha de raciocínio.

http://lifehacker.com/look-for-common-connections-to-avoid-getting-scammed-on-1725652756

http://www.bamboohr.com.br/arts/nao-no-linkedin

—————-AUTORA————

10393788_1080772458615575_5207049209406099031_nArquiteta de Software e Mobile com viés em Segurança do CPqD, uma empresa de pesquisa e inovação. Com o trabalho voltado para aplicações Android. Formada pela USP São Carlos em Ciências da Computação. Ama programação, artesanato e livros. Com interesse em projetos que visam mostrar que a computação não é um bicho de sete cabeças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s