+50 e a Tecnologia

Por Claudia Nascimento

Uma incompatibilidade aparece nesse título: pessoas com 50 anos ou mais e a tecnologia?

Bem, pelo menos foi o que sempre pensei a respeito do tema e tenho 53 anos. Demorei a me envolver com tudo que tivesse mais de um botão, afinal sempre tive mil coisas pra fazer e aprender a utilizar todos os recursos disponíveis em novas TVs, computadores, celulares nunca fez parte das minhas necessidades além disso, eles mudam tão rápido que quando dominava um celular já estava velho e desatualizado.

Estou recomeçando minha vida agora, separada, tive que encontrar um novo caminho e sozinha. O que isso tem a ver com a tecnologia? Tudo. Comecei a estudar novamente ano passado, fiz um curso de Inbound Marketing porque ao ler sobre o conteúdo achei bem interessante: um marketing que se relaciona com as pessoas? Vou fazer, talvez consiga trabalhar com isso na minha cidade, interior de SP, pequena, 80.000 habitantes. Mas esse curso foi como se uma porta tivesse se aberto, não parei mais de estudar a respeito e estou fazendo outro curso, de Marketing Digital onde comecei a descobrir o que realmente a tecnologia pode fazer e é muito mais do que encher o controle remoto da TV de botões que nunca sabemos pra que serve.

O que mais me deixa feliz é descobrir que com a tecnologia podemos multiplicar o número de pessoas atendidas por um produto ou serviço, alguns gratuitamente ou a preços acessíveis. Essas descobertas me levaram a livros, matérias, blogs, palestras que nunca antes tinha pensado participar. Um dos livros que achei maravilhoso chama-se O Poder do Hábito. Explica de forma fácil e clara porque é tão difícil mudar hábitos e tão fácil consegui-los, mesmo que sejam péssimos. Muito simplificadamente é isso: nosso cérebro gasta uma usina de energia cada vez que trabalha em aprender algo, então sempre busca repetir o que já sabe ou encontrar algo parecido em nossa memória.

Por tanto temos uma explicação para nossa dificuldade em aprender novas tarefas. Sim, ela existe mesmo. Os jovens apenas veem um teclado e deduzem como usá-lo e como jovem podem colocar as crianças de 2 anos que nos fazem sentir um dinossauro quase extinto. Nós avós vivemos falando sobre os netos que desbloqueiam o celular, entram no whatasapp, ligam pra quem querem e não foram alfabetizados. Será que são diferentes? Tenho minha teoria: quando eu era criança, ninguém nunca me ensinou a subir em árvore, pular corda, andar de bicicleta ou mesmo cozinhar, sabíamos como fazer porque o entorno era esse e aprendíamos todos os dias vendo e ouvindo os outros. Atualmente as crianças não estão no quintal e nem na rua, estão dentro de suas casas cercadas por pessoas que teclam o dia inteiro em alguma coisa e todo esse ambiente torna o aprender intuitivo.

Espero que você que está lendo e não tem +50, indique essa coluna pra todos os +50 que conhece. Certamente nos divertiremos muito por aqui além de nos ajudarmos a perder o medo de usufruir das coisas boas que tecnologia pode nos trazer.

Lembre-se: somos a geração que teve sarampo, catapora, caxumba, rubéola  e não usávamos cinto de segurança pra andar de carro, simplesmente porque não existia. Isso só pra te encorajar.

3 comentários sobre “+50 e a Tecnologia

  1. adrianafetter disse:

    Tenho um blog, pos50 (adrianafetter.com) onde falo da minha experiência nessa idade. Gostei muito daqui!

  2. Viviana Pellizzari disse:

    Com 51 me sinto mais energizada do que nunca ao montar um negócio que me traz muita satisfação: ensinar programação de computadores a crianças. Corri atrás, estudei, identifiquei a ferramenta, criei um método de ensino, identifiquei clientes e hoje tenho mais de 120 crianças estudando comigo. É maravilhoso trazer as crianças da frente dos eletrônicos para dentro dos computadores, ele se sentem super heróis!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.