Estudo gigante revela gap gênero na tecnologia e mais vários outros insights!

Quem aqui é do mundo de tecnologia e não conhece o Stack Overflow?! Esta é uma plataforma gigante de perguntas e respostas relacionadas a tecnologia! Eles indagaram mais de 50 mil pessoas e criaram um mapa com o perfil dos profissionais que trabalham com desenvolvimento de sistemas. E pra variar um gap de gênero gigante foi escancarado!!

Todos os anos, a Stack Overflow indaga dezenas de milhares de desenvolvedores na tentativa de revelar cenários e tendências do universo da programação. A edição de 2015, que coletou respostas junto a 50 mil pessoas, e descobriu pontos interessantes.

Alguns dos insights foram:

LINGUAGEM MAIS USADA

O levantamento mais recente identificou que JavaScript continua como a linguagem de programação mais popular em uso. Mais da metade (55%) dos respondentes indicou que tem usado essa ferramenta. E Microsoft Visual Basic é considerada a linguagem “mais temida”.

FORMAÇÃO DOS DESENVOLVEDORES

O levantamento também descobriu que 46% dos desenvolvedores não possuem uma formação acadêmica em ciências da computação ou qualquer curso relacionado à aula e mais de 57% programam praticamente todos os dias.

ATIVIDADE MAIS COMUM

De maneira geral, a descrição de trabalho mais comum entre os desenvolvedores é “Full-Stack Web Developer”, com 28% das classificações; seguido por “Back-End Developer” (com 12%) e “estudante” (11%).

IDADE MÉDIA

O estudo indicou que a idade média dos profissionais gira entre 25 e 29 anos – faixa etária de 28% dos respondentes. O segundo maior grupo (23%) é composto por jovens entre 20 e 25 anos.

DIVERSIDADE

A pesquisa, tristemente, comprova um sentimento bastante comum na indústria: não há equilíbrio entre gêneros. Os resultados apontam que 92% dos programadores que responderam o questionário são do sexo masculino. Além disso, a pesquisa mostra que as mulheres são mais propensas a estarem ligadas a design e quality assurence!

Há outros insights interessantes estampados no relatório. Para ver o relatório completo acesse esse link.

Mil beijos!

2 comentários sobre “Estudo gigante revela gap gênero na tecnologia e mais vários outros insights!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s