Um lindo projeto: Android Smart Girls

Olá pessoal,

ontem tive a oportunidade de acompanhar de perto a formatura das meninas do Android Smart Girls, que provaram que uma garota pode e deve atuar na área da computação, sem ser, necessariamente, julgada por isso. O “Android Smart Girls” é um projeto de pesquisa voltado a 21 alunas do 1º ao 3º colegial da Escola Estadual Professor Hilton Federici, do distrito de Barão Geraldo, em Campinas – quer mostrar a essas meninas o potencial da área, por meio de uma paixão unânime entre os jovens: os smartphones. E ontem foi a celebração de tudo isso…3 grupos apresentaram os aplicativos desenvolvidos ao longo do projeto e foi incrível. Estava na banca dos jurados e não foi fácil ter que premiar só um! Estão todos convocados a participar do Technovation Challenge 2015!

IMG_20141125_194829

“Há um estereótipo de que quem está na computação é sempre nerd, pessoa que fica o dia inteiro na frente do computador, sem interagir com ninguém. E não é isso! Os profissionais da computação têm interação com todas as áreas do conhecimento. E, normalmente, as mulheres gostam, apreciam atuar em atividades de impacto social. As áreas de computação, exatas e engenharia oferecem essas oportunidades, mas o público nem sempre vê isso”, justifica Juliana Borin coordenadora do projeto.

O projeto coordenado pela docente é uma iniciativa do grupo Mulheres na Engenharia (“Women in Engineering – WIE”) da Unicamp, filiado ao IEEE, a maior associação de profissionais de engenharia do mundo. O “Android Smart Girls” é tocado por um grupo de voluntários, entre alunos do IC e da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação (FEEC), pesquisadores, funcionários e profissionais da indústria. O projeto foi um dos contemplados pela chamada “MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobrás – Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação”, lançada em outubro de 2013. A Samsung também apoia a iniciativa.

Implementação
O plano do curso de aplicativos para smartphones envolve a disciplina de “Algoritmos e Programação de Computadores”, a mesma ministrada para os alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação da Unicamp. O material didático para as alunas do ensino médio inclui conhecimentos básicos de lógica e programação.

A plataforma para o desenvolvimento dos aplicativos é o Android, sistema operacional baseado no núcleo do Linux, que possui o código fonte livre para estudo, alteração e redistribuição. O desenvolvimento dos aplicativos fará uso da ferramenta “MIT App Inventor”, também de código-livre, destinada à criação de apps para usuários sem muita experiência em programação. A ferramenta foi concebida pelo MIT (Massachussets Institute of Technology) em parceria com a Google.

Além da atuação junto às alunas de ensino médio da Escola Estadual Professor Hilton Federici, o projeto prevê diversas ações de extensão, como um hackday, maratona de programação aberta gratuitamente para mulheres de toda a comunidade. A primeira edição do evento foi organizada pelo grupo no último dia 12 de abril. Juliana Borin, afirma, no entanto, que esse hackday foi o “primeiro de muitos que se seguirão.”

Conforme vocês podem perceber o projeto teve uma forte inspiração no Technovation Challenge, que é o proximo passo para as meninas.

IMG_20141125_195408

Além da docente do IC, também colaboram com o projeto o professor Eduardo Valle e a pesquisadora Letícia Rittner, ambos da FEEC. O “Android Smart Girls”, que se estenderá pelo ano de 2014, conta ainda com a participação da bolsista Nicole Aguiar, aluna de Engenharia da Computação da Unicamp; das pesquisadoras Clarissa Loureiro, Raquel Schulze e Paula Paro Costa, respectivamente, presidente, vice-presidente e ex-presidente do WIE; e da ex-aluna e idealizadora do projeto, Vanessa Testoni, fundadora do grupo WIE na Unicamp, atualmente pesquisadora da Samsung Research Institute Brazil.

Enfim, foi lindo e todos os aplicativos são incríveis…para vocês não morrem de curiosidade os aplicativos apresentados foram:

-Querido Cabelo: facilita o processo de doação de cabelo para a confecção de perucas que são doadas para mulheres que passaram por quimioterapia.

IMG_20141125_194929

– Bravo!: agenda cultural que empodera os artistas que podem promover ser espetáculos.

IMG_20141125_200919

– Quero Abrigo: conecta quem quer adotar um cachorro com os filhotinhos.

IMG_20141125_202405

Parabéns a todas as meninas que concluiram o curso e a todas as colaboradoras e idealizadoras! Foi demais!

2 comentários sobre “Um lindo projeto: Android Smart Girls

  1. DanySchwab disse:

    Foi fantástico participar nesse projeto, que muitos outros venham =) Parabéns a todos os envolvidos e as meninas, os aplicativos estão fantástico e todas devem sim inscrevê-los nas competições.

  2. Vanessa Testoni disse:

    Nós que agradecemos seu apoio e a vinda chuvosa para Campinas, Camila!!! Eu confesso que quando tive a ideia e a propus ao WIE para que a submetêssemos ao edital do CNPq jamais imaginaria que o resultado final fosse tão incrível como o de ontem! As meninas nos surpreenderam… resultados como este nos fazem ter a certeza de que tudo vale a pena 🙂 Obrigada novamente por ter vindo e esperamos contar com você para nos ajudar a submeter os projetos para o Technovation com sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s