Vozes Femininas – Valerie Aurora (Ada Initiative)

Agora acabou meu buffer de entrevistas com super mulheres da computação! : (

Mas para fechar com chave de ouro aqui está a entrevista com a Valerie Aurora que aconteceu agora no FISL14, uma das grandes ativistas da causa das mulheres na technologia, principalmente open source. Ela é conhecida principalmente por ter fundado a Ada Initiative, uma ong que luta pelo crescimento da participação feminina no movimento de software e cultura livre. Ela também é reconhecida pela participação na comunidade do Linux advogando prinicpalmente pelo desenvolvimento de um novo sistema de arquivos. Em 2012, ela e a co-fundadora da Ada Initiative, Mary Gardiner, foram consideradas duas das pessoas mais influentes da área de segunrança da informação pela SC Magazine.

Fiz nossas 3 perguntas básicas e passei vergonha falando inglês! hahahaha

Transcrevi e traduzi as perguntas para o português para que todo mundo pudesse entender : )

1. Como você descobriu a tecnologia?

Valeria Aurora: Eu tenho uma história diferente, minha mãe era programadora e eu me lembro de com três anos de idade brincar com cartões perfurados, que no universo dela eram usado para programar. Nós sempre tivemos computadores em casa e nossa mãe programava com a gente  e jogava jogos conosco. Aquilo me fez pensar que computacão era coisa de mulher. Mas o que me fez escolher computação para a minha vida mesmo, foi quando eu fui para uma conferencia de segurança chamada DefCon quando eu tinha 17 anos com a minha mãe e minha irmã e eu percebi finalmente que aquelas pessoas faziam coisas que elas realmente gostavam no computador, elas se vestiam de uma maneira que eu achei muito legal, jaqueta de couro preta, sombras e elas ganhavam muito dinheiro com isso! Parecia perfeito. O que havia de errado?

2. Porque você acha que temos tão poucas mulheres na área?

Eu acredito que isso acontece em qualquer profissão com grande status ou poder. Na nossa cultura, homens fazem sucesso. Basicamente, tudo que é legal e você quer fazer, os homens entram e acabam por dominar, como programação e ciência da computação. Antes era uma carreira de mulheres, quando começaram a perceber que era uma carreira poderosa, eles começaram a entrar e passaram as mulheres para trás de diversas maneiras. Existe até um livro chamado de Computer Boys Take Over, que conta como programação se tornou o que é hoje, por exemplo, como cursos superiores de ciências de computação podem ser totalmente irrelevantes, você pode hoje deixar a faculdade sem saber  programar e trata também sobre essa mudança de status da programação de uma coisa que as mulheres dominavam para o que é hoje. Por isso acho tão importante que mais mulheres entrem na carreira, pois é uma carreira poderosa.

3. O que podemos fazer a respeito? Como trazer mais mulheres?

As coisas específicas que eu trabalho hoje são com a sensibilização e fim do assédio na área, aumentando a confiancça das mulheres, pois não é uma carreira fácil por diversas razões. Tem muitas pessoas que podem pensar, ingênuamente, que mulheres simplesmente não estão interessadas, pela genética, de não serem programadoras. A única razão que eu vejo é que elas se quer têm conhecimento sobre esse mundo e todas as suas maravilhas, elas são desde a educação infantil até o colegial formadas como garotinhas. E mesmo depois de escolher a carreira ainda temos que enfrentar várias coisas terríveis, como assédio. Quem sabe trazendo isso para a cabeça das pessoas,  o que é díficil pois profissionais da área se acham justiceiros sociais, são mais liberais, de esquerda, progressistas. Você vai lá e mostras: esse é o sexismo que está presente na indústria e essa não é a imagem que queremos para ela.
Eu penso que a computação é muito poderosa pois temos a internet e mostrando o sexismo na área podemos afetar toda a nossa cultura.

É isso pessoal, espero que gostem e que ouçam a própria Valerie falando e não minha tradução : )

E queria também compartilhar com vocês o presente que ela me deu no final da entrevista. Pensa na emoção da garota aqui!? hahaha

2013-07-05 16

Siiim, um pingente lindo da Ada Lovelace que vocês já conhecem aqui do blog certo!? Não é lindo! Vou confessar que fiquei emocionada!

beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s