Linguística Computacional

Olá, aqui quem fala é…a irmã gêmea da Camila, dona deste blog! Vou me apresentar rapidinho. Sou a Carolina Achutti e faço Letras na USP com dupla habilitação, português e linguística.Confesso que meu xodó é a linguística, larguei o sonho de lecionar literatura para fazer ciência.

Atualmente, estudo aquisição de linguagem, pois considero a aquisição de nossa primeira língua a maior façanha que podemos realizar durante toda a vida, sem grandes sofrimentos adquirimos uma língua que irá nos conectar com o mundo.É maravilhoso, percebem? Alguém que tentou aprender uma nova língua depois de crescidinho sabe do quão difícil é, mas por que será que isso acontece tão naturalmente quando somos bebês?Será que somos todos prodígios quando crianças??? NÃO NÉ?HAHAHAHA

Explicar esse processo  é uma das tarefas centrais da lingüística, mas chega de falar disso, se vocês se interessarem peçam pra Camila me requisitar novamente! 😉

Image

 Hoje vim falar com vocês sobre outra coisa, comecei a fazer uma disciplina que chama-se Linguística Computacional.Foi amor à primeira vista, apesar de achar tudo muito complexo e difícil tenho me encantado dia após dia com a programação, antes tarde do que nunca né galera?Vocês já estão no caminho da luz a mais tempo!rs

Vamos lá, é um campo super multidisciplinar que envolve inteligência artificial,  informática e a queridinha da linguística,  utilizamos  processos computacionais para a manipulação da linguagem humana. A busca é desenvolver, através de um modelamento lógico-formal, sistemas com capacidade de reconhecer e produzir informação apresentada pela linguagem natural.

Tudo isso começou na década de 1950 e deve-se em grande parte aos EUA que usavam computadores para traduzir de forma rápida e  automática documentos redigidos em outras línguas.Até hoje não alcaçamos traduções perfeitas, mas a qualidade de tradução, atualmente, é bastante razoável. Isso evidencia a consolidação desta área de pesquisa, que se dedica, basicamente, ao desenvolvimento de métodos, algoritmos e softwares que deêm condições para o computador  lidar com uma língua natural de forma útil e sensata aos nossos olhos.

Além da aplicação tradutológica, temos também, reconhecimento de fala, síntese de voz, máquinas de busca, correção automática em processadores de texto, extração de informações de texto, sumarização automática, enfim, a aplicabilidade é gigante e cresce dia após dia.

Inicialmente tivemos que nos familiarizar com conceitos da matemática e da lógica (o que foi uma desgraça pra quem já estava há quase quatro anos TOTALMENTE afastada da matemática!!). Depois partimos para os elementos básicos do Python, com ênfase na biblioteca NLTK (Natural Language Toolkit). Tudo super desafiador para alunos de Letras sem nenhum tipo de conhecimento em programação, mas extremamente surpreendente.É uma ferramenta muito poderosa, polpa muito trabalho e torna tarefas que desenvolveríamos “na base do suor” muito mais seguras, pois neutralizam o erro humano. Incrível. Fica aí uma fagulha de esperança de que as pessoas se voltem pra a linguagem como objeto de estudo, as grandes empresas já perceberam isso e já estão de olho nessa ciência que a cada dia se coloca no cenário científico e sai dos gabinetes universitários.

Por fim deixo a seguinte notícia: Um programa de computador elaborado por três pesquisadores brasileiros — Cícero Nogueira dos Santos, da IBM Research, Eraldo Rezende Fernandes e Ruy Luiz Milidiú, ambos da PUC-Rio – conquistou o primeiro lugar na  XVI Conference on Natural Language Learning (CoNLL) 2012 Shared Task, a mais importante competição internacional em Linguística Computacional.

Viram só, já estamos na décima sexta conferência sobre o tema, com o Brasil campeão e você nem sabia disso…coisas que só o mulheresnacomputacao.com faz por você!

Mil beijos.

4 comentários sobre “Linguística Computacional

  1. Solange disse:

    Desisti do curso de Física e entrei na minha outra paixão:Letras.Mas sentia um pesar por ter abandonado completamente a área de exatas.Procurando na net sobre linguística me deparo com esse texto lindo e descubro que a irmã da Camila(da qual sou super fã) faz Letras!Gente,que família incrível!Obrigada Camila e Carolina.

  2. Roberto disse:

    Seu texto veio bem, pois estou fazendo pós-graduação na área de linguística na área da linguística computacional.
    Excelente

  3. Nycole dos Santos Xavier disse:

    Aaaa que legal!!! Tenho super interesse em começar nessa aérea, mas por enquanto estou estudando Java, não sei por onde começar nessa aérea

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.