5  iniciativas que mostram que lugar de mulher é na tecnologia

Por Andréia Silveira, colaboradora do site SeguroViagem.org

Muitas mulheres ainda continuam na luta para ter o direito de igualdade, mas pode-se dizer que daqui a pouco elas irão liderar o mundo. Coisas que antes eram incomuns de serem feitas por mulheres, hoje em dia elas estão dominando e desempenhando um papel melhor do que muitos homens. Com isso, estão tomando conta do mercado de trabalho.

Um dos ramos que vem se abrangendo entre as mulheres é o da tecnologia que, segundo uma pesquisa feita pelo Linkedin no ano passado, mostra que a lideranças das mulheres aumentou cerca de 18% do ano de 2008 até o ano 2016.

Mas infelizmente esse número não é o suficiente para acabar com a desigualdade e fazer com que a mulher seja reconhecida nesse ramo. É por isso que algumas tomaram a iniciativa de incentivar outras a ingressar neste mercado de tecnologia sem medo da exclusão e mostrando que essa pode ser uma área para todos.

Iniciativas que mostram que lugar de mulher é na tecnologia

  1. Criando games

Uma pesquisa no Brasil feita em 2017 revelou que as mulheres são as que mais jogam vídeo game, sendo 56,6% dos jogadores do sexo feminino. Aproveitando o embalo, Ariane Parra desenvolveu o WomenUp Games, uma organização que ajuda na inclusão de mulheres no universo dos games através de desenvolvimentos de games, palestras, campeonatos femininos e eventos corporativos.

2.Programação para mulheres

Por sentir muita dificuldade de ingressar na área de programação, foram criadas diversas iniciativas para que as mulheres pudessem ter acesso ao curso. Entre essas iniciativas, o PrograMaria é uma das que oferece eventos, oficinas e cursos de formação técnica voltado para as mulheres. Esse projeto contribuiu com a formação de cerca de 90 mulheres.

  1. Empresas femininas

Existem hoje no mercado da tecnologia empresas técnicas com equipes formadas apenas por mulheres capacitadas que empenham as mesmas funções que os homens na mesma área. Desde o cargo mais elevado até o cargo mais baixo, apenas mulheres compõem a equipe, seja em empresas de games, manutenção de computadores, máquinas ou até mesmo manutenção de equipamentos em fábricas.

Isso faz com que as mulheres percam o medo e o receio de se ingressar nesse mercado, quebrandoo tabu de que tecnologia é somente para homens. Até porque isso nunca foi verdade, já que na primeira turma de computação do IME no ano de 1974, 70% dos alunos eram do sexo feminino.

  1. Aplicativos para celular

Embora as mulheres sejam a minoria na área da tecnologia, algumas já criaram apps de sucesso. Entre os aplicativos que foram desenvolvidos por elas, um dos que estão entre os mais listados pelo Google Play é o CastBox.

Esse aplicativo foi criado por Wang Xiaoyu que sempre curtiu ouvir música em sua viagem ao trabalho, passeios, entre outros. Porém, ela sentiu falta de ter um app que pudesse reunir todas as produções, de forma personalizada e compatível com todos os idiomas.

Ao perceber essa necessidade de poder ouvir música na viagem, ela desenvolveu o CastBox. Esse app conseguiu alcançar mais de 13 milhões de ouvintes e hoje a plataforma conta com podcasts em 70 idiomas.

  1. Blog redes sociais

Uma estudante da Tecnologia da Computação resolveu fazer um blog quando se deu conta de que não aguentava mais os preconceitos que sofria nas salas de aulas da faculdade por ser a única mulher da turma. Além de ter que ouvir comentários do tipo “Ela está de TPM” ou “Só tirou nota boa porque é a única mulher aqui”, Camila sofria com total exclusão dos trabalhos em grupo.

Assim que começou a desabafar em seu blog, logo encontrou outras mulheres que estavam passando por situações parecidas. Com isso, Camila chegou a receber um convite de formatura no qual se encontrava escrito “Sem o seu blog eu não teria conseguido me formar na faculdade”. O seu blog fez com que muitas mulheres não desistem de seus empregos e estudos por conta do preconceito.

Outras mulheres utilizam também redes sociais para se manifestarem contra esse desrespeito e para encorajar todas as mulheres a superar essa situação sem se diminuir e muito menos desistir.

Um comentário sobre “5  iniciativas que mostram que lugar de mulher é na tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.