Vocês sabem porque chamam a folha de pagamento, o contracheque de hollerith?
Bom, estava hoje na aula de Sistemas Operacionais na faculdade e o professor começou a falar sobre a evolução dos S.O.s e surgiu a resposta para essa pergunta. Achei bacana e quero dividir com vocês!
Tudo começou com o seguinte problema: Como fazer o censo de um país ( eles não eram tão populosos, mas mesmo assim não era uma tarefa fácil, certo?! )
O estatístico Herman Hollerith (1860-1929) norte-americano foi quem resolveu o problema.
Ele criou, em 1880, um equipamento eletromecânico para contagens e tabulações estatísticas, ou seja, operações de recenseamento da população.
Ela funcionava com cartões perfurados. Nos primeiros computadores, que eram máquinas enormes e muito complicadas de serem utilizadas, os cartões perfurados eram o meio de incluir dados e comandos nas máquinas.
Nessa máquina, cada cartão era colocado sobre uma taça que continha mercúrio e que estava conectada também ao mesmo circuito elétrico do pente. Quando o pente era colocado sobre o cartão, os dentes que atravessavam as perfurações fechavam o circuito elétrico que acionava os contadores respectivos. O contador visualizava o resultado da acumulação pela deslocação de um ponteiro sobre um mostrador.
Finalmente chegamos a resposta…
A partir disso as grandes empresas passaram a utilizar este sistema também para emitir as folhas de pagamento de seus funcionários. No Brasil o termo “hollerith” é, até hoje, utilizado para designar o contra-cheque dos funcionários.
A grafia da palavra ganhou até grafias aportuguesadas, como “holerite” e “olerite”.
Não sabia dessa história! Vocês sabiam?
beijos!
Achei legal essas curiosidades sobre o hollerith. Adorei o site, texto bem escrito e boas informações. 🙂