O que é hospedagem de sites e como contratar a sua

Por Isabella Vicentin – Analista de Marketing e Parcerias da HostGator

Você sabia que antes de um site ficar disponível e online para ser encontrado na internet é preciso escolher uma hospedagem?

Não se preocupe! Se esse termo lhe parece estranho, é justamente para isso que estou aqui. Vou explicar o que é uma hospedagem de sites e te dar algumas dicas de como escolher a melhor opção, caso esteja pensando em criar um site. Vamos lá?

 

Antes da hospedagem

Antes de escolher a hospedagem, você precisa escolher um nome para o seu site. É essencial que a escolha do nome seja feita com muita dedicação e, em alguns casos, com muito estudo sobre o assunto.

O nome escolhido é mais conhecido como Domínio, que é a URL ou o endereço do seu site na internet e que servirá para ser encontrado pelas pessoas. Veja o exemplo abaixo:

Caso tenha alguma dúvida de como escolher a melhor opção para o seu futuro site, separei um artigo que explica exatamente o que é um domínio e como é possível registrá-lo.

Após a escolha e registro do domínio do seu site, chegou o momento de escolher onde ele será hospedado. Mas antes, vamos entender o que é, de fato, uma hospedagem.

 

O que é hospedagem de sites?

Para um site ficar online, ou seja, disponível para todos acessarem, é preciso que ele esteja “armazenado” em algum lugar. Já que na internet, dados ocupam espaço virtual. E esse lugar, chamamos de hospedagem.

Quem oferece esse serviço, para indivíduos ou empresas com sistemas on-line, são as empresas de provedores de hospedagem. Elas disponibilizam espaço em seus servidores e acesso à internet para que seus clientes possam guardar imagens, vídeos, informações ou qualquer outro conteúdo acessível através da web.

Ou seja, a hospedagem é um espaço no servidor onde todos os conteúdos de um site ficam armazenados e disponibilizados na internet durante 24 horas por dia, todos os dias da semana.

 

Tipos de hospedagem

Agora que você já sabe o que é uma hospedagem de sites, vai conhecer os principais tipos. Assim, fica mais fácil de escolher a melhor opção para o seu futuro site.

Hospedagem Compartilhada

Na Hospedagem Compartilhada, vários sites compartilham o mesmo servidor. Ou seja, dentro de um mesmo servidor, cada site tem um pequeno espaço. Por conta disso, sua principal vantagem é o custo baixo.

Esse serviço é ideal para blog pessoais, pequenas empresas e lojas virtuais que começaram a construir sua presença online agora, e tem um orçamento mais baixo.

Mas mesmo compartilhando um único servidor, cada conta de hospedagem possui seus próprios recursos para armazenamento do site.

Servidor Dedicado

Diferente da Hospedagem Compartilhada, o Servidor Dedicado é um serviço de hospedagem exclusivo. Porém, exige um conhecimento mais avançado para administrá-lo. O que permite controle avançado dando possibilidade de realizar configurações de acordo com as necessidades do seu site.

O serviço é ideal para empresas que pretendem hospedar muitos sites em um mesmo servidor, lidar com grandes volumes de tráfego/acessos, armazenar grandes quantidades de dados ou implementar seus próprios protocolos de segurança.

Uma das vantagens é que não existe necessidade de compartilhamento de recursos, já que o usuário será o único a utilizar, e é mais seguro. Além de estar disponível nas opções Windows e Linux.

Servidor VPS

O Servidor VPS (Servidor Virtual Privado), basicamente, se diferencia por possuir mais recursos do que uma Hospedagem Compartilhada. Além de ser financeiramente mais acessível do que um Servidor Dedicado. Também disponibiliza controle total e personalização do ambiente do servidor.

O serviço é ideal para sites que tiveram um maior volume de tráfego e já não cabe mais em uma Hospedagem Compartilhada.

A maior vantagem é a autonomia no momento de configurar o sistema (acesso root) e ainda contar com a possibilidade de escolher configurações personalizadas.

Agora que você já sabe melhor sobre a diferença entre esses dois tipos de hospedagem, ficou mais fácil de contratar esse serviço de acordo com as necessidades do seu site, não é mesmo? Mas, não se esqueça de escolher um provedor de hospedagem confiável. E principalmente que não vá te deixar na mão depois de pagar pelo serviço. É fundamental escolher uma empresa que preze pela qualidade do seu site e esteja sempre presente para tirar suas dúvidas e que te ofereça as melhores ferramentas para que seu site, cada vez mais, seja reconhecido na internet.

 

Separei um conteúdo, com 10 dicas para que você possa escolher seu fornecedor de hospedagem web sem medo.

Bons negócios!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.