Segundo e Terceiro dia de FISL 15

Imagem

Ontem foi dia de palestra e foi muito bacana o feedback! Fiquei muito feliz com toda a repercussão e carinho que recebi! Os slides da apresentação estão aqui: http://www.slideshare.net/camilaachutti/fisl15-mulheres-software-livre-e-educao.

Imagem

Só para contextualizar, na minha palestra tentei primeiramente dar um apanhado geral sobre a atual situação que vivemos totalmente baseada em números. Com esse cenário bem claro na mente de todos parti para discussão das raízes do problema e posteriormente propus uma abordagem para solucionarmos o problema apresentando o projeto que eu acredito com toda a minha alma: o Technovation Challenge!

Também tiramos várias fotos e distribui adesivos! Grace pelo mundo! Foi show : )

Hoje, logo cedinho tive a oportunidade de participar de uma mesa de discussão com o pessoal da ENEC (Executiva Nacional dos Estudantes de Computação) e a Luciana Fuji, grande desenvolvera e contribuidora do projeto GNOME chamada: Mulheres na TI e nas comunidades de software livre. Diversos pontos super relevantes foram levantados e eu quero dividir alguns deles com vocês:

Imagem

  • Gostaria de despertar em vocês a necessidade de ter consciência de que você deve basear suas  decisões em escolhas e não em imposições. Vemos muitas vezes meninas sofrendo algum tipo de pressão na hora de decidir a carreira. Imploro a vocês que sejam fortes e corajosas e tomem essa decisão baseada nos desejos e aspirações de vocês e não deixem ninguém decidir por vocês! Não é porque seu pai quer que você seja advogada que você tem que desistir de computação! hahaha
  • Queria reiterar minha posição de que a participação dos homens nessa transformação pode catalisar muito o processo. E nem digo uma militança forte por parte deles, se eles colocarem a mão na consciência e simplesmente tentarem não reverberar um discurso machista já vai ser sensacional.

Imagem

  • Muitas vezes vemos uma história se repetir: mulheres entram na área de TI e acabam se transformando. Desde a personalidade até aspectos físicos, não que isso seja ruim, todos temos esse direito, mas quando isso ocorre por motivos externos ou pressões sociais não acho muito bacana. Não temos que nos forçar a ser mais durona só porque trabalhamos com tecnologia. Não temos que colocar a pressão do mundo no nosso ombro para não errarmos nunca só porque somos mulheres e temos que provar que merecemos estar ali.

Imagem

Enfim, esses dois dias de evento foram bem bacanas e proveitosos! E é por isso que eu digo: Participem de eventos! Conversem com as pessoas! ❤

beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s