Marketing/Propaganda na Web.

A internet vem crescendo com bastante consistência e isso não é novidade. Eu posso dizer que mesmo com apenas 20 anos senti isso na pele. No meu ensino fundamental ainda fazia pesquisas na enciclopédia conhecer e pedia pra mamãe ir tirar xerox de páginas para poder usá-las em pesquisas e afins. Hoje ninguém mais faz isso!

A importância da web como veículo de divulgação e publicidade é imensurável. As novas “redes sociais virtuais”, como sites de relacionamento, blogs, fotologs, videologs e etc. possuem papel de protagonista dentro deste contexto.
Beleza e porque eu estou falando disso?

Estava preparando uma apresentação sobre o tema para um seminário na faculdade e fiquei bastante impressionada com os números. Já tinha sentido na pele os efeitos do marketing na web, mas nunca tinha parado para observar a magnitude dos números. Vamos a alguns fatos:

  • Importância: as campanhas no universo virtual que são apresentadas nas redes sociais têm impactado maior do que as que estão nos sites das próprias empresas anunciantes.
  • Influência: anúncios em sites de buscas e banners são os mais influentes.
  • Números: uma pesquisa realizada pela Deloitte/Harrison Group detectou que 80% dos entrevistados já conheceram um novo produto através da internet, 73% já compraram por causa de recomendações de outros usuários enquanto navegavam e 61% já recomendaram uma compra a outros internautas.
  • Custo reduzido: uma importante vantagem para o anunciante é o custo,que pode ser mais reduzido em relação às outras mídias,como TV e impressos.
  • Contextualização: dependendo do objetivo da campanha,anunciar em sites especializados pode trazer maior retorno ao investimento.Por exemplo,automóveis e acessórios em sites especializados competem com bons resultados obtidos em classificados de jornais e anúncios de televisão.
  • Internet está roubando”público das revistas,jornais e TV.
  • Segmentação e métricas.Justamente um grande benefício da publicidade na web é a segmentação,junto com a mensuração de resultados,que permitem acompanhar o comportamento do consumidor do momento da exposição à campanha até o clique final da transação. Métricas ajudam a mudar o que não está dando certo.Ferramentas essenciais como adservers fazem as métricas dos cliques em anúncios e número de impressões)e web analytics métricas para o acesso ao site e movimentos dos visitantes)podem avaliar se uma determinada peça ou veículo está gerando o resultado desejado durante o processo.

  • Alcance fragmentado:apesar dos números expressivos,a tendência de campanhas funcionarem melhor quando contextualizadas esbarram na dificuldade de atingir públicos dispersos em números e diferentes destinos,com pouca padronização para exibir propaganda.
  • A publicidade na internet ainda não superou a importância das mídias tradicionais, como a TV e as revistas, mas é o veículo que mais cresce em relevância, já superou o jornal por exemplo.

Decididamente, a internet vem aumentando o seu poder de influência e tornando-se cada vez mais estratégica para as campanhas publicitárias. Quem não tem um site, um blog, um perfil no facebook, um e-mail?

beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s