#GHC16: Como foi o maior encontro de mulheres na tecnologia do mundo?

Quem acompanhou as minhas redes sociais essa semana viu que eu estava na Grace Hopper Conference – Celebration of Women in Computing!!

Não é a primeira, nem a img_0018segunda vez que eu venho nesse evento e todas as vezes que eu vim estava em um momento diferente da minha vida e ela foi incrivelmente especial para mim!
Esse ano vim como parte da organização como Co-chair do Anita Borg Institute para o prêmio do Student of Vision que eu ganhei ano passado! E vou uma experiência totalmente diferente, pois com acesso ao backstage você fica mais próxima das pessoas importantes e quase morre mil vezes vendo elas passarem por você! hahahahahah

Separei alguns momentos incríveis para contar para vocês nesse post especial. Senta que lá vem história.

OBS.: Antes dos highlights queria só passar dois números para vocês: mais de 15 mil participantes sendo que tínhamos menos de mil homens de 83 países! OMG! E por isso a conferência rolou em Houston que é um lugar com estrutura para receber esse mundo de pessoas! Ano que vem já foi anunciado e será em Orlando! ❤

img_0048

Vamos aos TOP 7 (não consegui reduzir mais! sorry!) momentos INESQUECÍVEIS DA CONFERÊNCIA:

Primeiro Keynote: Latanya  Sweeney, Ph.D. 

img_0059

Sério! Chorei litros durante a apresentação, não sou uma referência para isso, MAS foi bem emocionante! Ela quer mudar o mundo com tecnologia como a gente e teve um caminho longo para chegar onde está!

Ela foi a primeira afro-americana a ter um PhD em Harvard isso em 1995! Aí depois disso ela também fez um no MIT afinal, né!? E reparem que em quase todas foi ela que fez o discurso de formatura! Não é demais?

Olha o currículo da amada que eu tirei do próprio site dela:

  • Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, MA., Ph.D. in Computer Science 2001. Computational Disclosure Control: Theory and Practice.
  • Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, MA., S.M. 1997 in Electrical Engineering and Computer Science. Sprees, a Finite-State Orthographic Learning System that Recognizes and Generates Phonologically Similar Spellings. GPA 4.9/5.0. Finalist in MasterWorks.
  • Harvard University, Cambridge, MA., ALB 1995 in Computer Science, Cum Laude. A Coin Toss: the Dialectical Odds aren’t always 50/50. Honors grades in all courses. Completed graduate courses in computer science, mathematics, physics, educational psychology and philosophy. Delivered graduation speech.
  • Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, MA. 1979 Undergraduate studies in Electrical Engineering and Computer Science.
  • Dana Hall Schools, Wellesley, MA. High school diploma 1977. Among other honors, delivered Valedictorian speech.

Bom, tirando o fato que ela é muito foda e que não foi nem um pouco fácil chegar onde ela está ela falou sobre dois dos assuntos mais delicados para os estados unidos: Privacidade e Preconceito.

Sobre o primeiro ela explorou o conceito de Tecnocracia que seria algo como a democracia com tecnologia. Estamos cercados por dispositivos, não tem mais jeito, os nossos dados estão indo pra uma terceira parte que não sabemos bem como funciona, mas que processa tudo isso e manda para um outro lugar que muitas vezes não permitimos e nem sabemos! Atenção! E é por isso que eu falo: programem ou sejam programados! Não estamos imunes, mas saber como as coisas são feitas já ajuda bem a gente a saber como se proteger!

E o segundo tópico é ainda mais alarmante. O preconceito é tão arraigado na nossa sociedade que até os anúncios digitais são preconceituoso. Vou explicar o que ela levantou em uma pesquisa dela.

Quando você digita o nome de mulheres, que é tipicamente de uma mulher branca tipo Tanya, os anúncios criados automaticamente são sobre emagrecimento, compras, jóias e fórmulas mágicas de sucesso. Agora quando digitamos um nome tipicamente afro como é o caso de Latanya os anúncios são sexualizados, falam sobre sequestros e crimes.

Sério!!!! Pesquisem sobre isso e fiquem assombrados como eu. Aqui tem uma matéria bem detalhada do Huffington Post: http://www.huffingtonpost.com/2013/02/05/online-racial-profiling_n_2622556.html

Keynote da CEO da IBM – Ginni Rometty

img_0071

A Ginni é bem famosa no mundo de tecnologia por ter sido uma das primeiras a ocupar a posição de CEO de uma  das grandes de tecnologia (da história da IBM ela foi a primeira) e  por ter sido a responsável por transformar a IBM em uma empresa de cognição, que está liderando o futuro da inteligência artificial.

O principal insight da fala dela foi: o recurso natural dos nossos tempos é o dado! Já pararam para pensar nisso? A gente já dominou vários dos recursos naturais que temos disponíveis como água, fogo e o ar, mas os dados ainda estamos aprendendo afinal apenas 7% deles está estruturado. Todo o resto precisa ser processado e é por isso que o próximo grande passo é a computação cognitiva! OMG! Que conclusão! Fiquei meio pasma! Óbvio que eu já sabia, mas todo essa raciocínio me fez crer ainda mais que big data, inteligência artificial e todas essas novas áreas relacionadas com dados, vão impactar todas as decisões daqui pra frente!

E a última coisa que ela falou para fechar a palestra foi: Work in something that is bigger than you! Que em bom português é algo como: Trabalhe em algo maior que você! Ache uma missão e lute por ela!

Estudo dos Booms e as relações com o número de mulheres

Vou fazer um post inteiro sobre isso ok!? Então sem desespero! Vou só lançar  a ideia:

Olha esse slide?

img_0185

Ele mostra que a queda no número de mulheres está intimamente ligada aos momentos de Boom de tecnologia e industrialização. Será? Fiquei com a pulga atrás da orelha, mas um professor de Stanford bem do bom me convenceu e vou escrever um post inteiro sobre isso para vocês, mas resolvi já colocar aqui para vocês se quiserem irem pesquisando! E se acharem algo legam me mandem ❤

Keynote CEO do Salesforce

img_0286

Uma das palestras mais esperadas era a do Marc Benioff que é CEO da Salesforce que é mundialmente conhecido por ser uma das empresas com maior igualdade de gênero. Ele foi o primeiro a declarar Equal Paycheck para homens e mulheres. E falando assim parece que basta uma decisão, mas isso impactou em 3 milhões de dólares por mês a carteira do Salesforce!

Ele é tão legal, mas tão legal que ele acabou de contratar a pouco mais de 10 dias um Chief Equallity Officer !!! Não é demais? Esse executivo será responsável por tentar ajustar todas as diferenças que existem no planeta! De gênero, racial, de educação…ele inclusive defende bastante que se não trabalharmos a educação pública não vamos conseguir mudar nada!

Ela fala tanto disso que está realmente liderando o movimento de igualdade no Vale. Ele falou com todas as letras que a maioria dos CEOs preferem não saber simplesmente o qual desigual são as oportunidades em suas empresas! E esse é o maior problema:  a liderança precisa conscientemente trabalhar pela igualdade , não vai ser algo natural

Para encerrar sua fala ele disse exatamente assim: Cada um de nós, além dos nossos IPs, precisa pensar qual vai ser nossa tarefa para um mundo mais igual?

Filme She Started it

img_0267

Que documentário real sobre empreendedorismo feminino pessoal!!! Sem glamour, sem sucesso da noite pro dia, sem milagre! AMEI!

O Google está patrocinando a exibição em pré-estreia desse filme aqui na conferência e eu super fui! E foi incrível, eles iam passar o filme e depois ia rolar um painel com a produção do filme e empreendedoras.

O filme está fechado e tem que ser exibido com autorização! Já pedi uma pra gente! Vou avisando vocês sobre as novidades, mas quero muito que o maior número de pessoas vejam e a gente não crie o mito do glamour empreendedor.

Não vou dar super detalhes, mas quem tiver oportunidade veja!!!!! Qualquer novidade conto aqui para vocês!!! Aqui vai o trailer:

Filme Hidden Figures 

MEU DEUS DO CÉU FALTA MUITO PRA JANEIRO????? Vai lançar um filmado daquele para gente discutir semanas na rua sobre representação feminina e dessa fez vai ser por causa de Hollywood!!!

Em Janeiro vai estrear um filme chamado Hidden Figures, que conta a história das mulheres negras que fizeram a primeira ida a lua possível!!! SIIIIIIMMMM!!!! Foram mulheres e cada elas nas fotos??? Pois é!!! Isso que o filme questiona e eu que já amo mais que tudo o Pharrel Willians amo mais agora, ele foi convidado para escrever uma música original para filme mas amou tanto que quis se arriscar e fazer parte da produção!!!!!!!! OMG quanto amor!!!!

Aí na sessão final vimos o trailler em primeira mão que já tá no youtube ❤ e tivemos um painel com a  Mimi, produtora executiva do filme e do Pharrell Willians, uma astronauta da Nasa e uma engenheira do Centro Espacial de Houston. Sério amuei!! Aí quando você acha que seu coração já parou de bater vezes o suficiente entra a Megam Smith, CTO dos EUA e fala para elas ficarem no palco e faz um discurso lindo sobre as sufragastes e como temos que ser gratas as mulheres que vieram antes de nós e dá um pingente que representou a prisão de todas as sufragistas para cada uma delas agradecendo!!??? WHAT??? Me acabei em lágrimas!!

img_0295

Depois dessa aí vai o trailler para vocês verem:

ATENÇÃO: Hollywood sempre avalia se um tema foi bem aceito pela primeira semana de bilheteria, então o recado é o seguinte: LEVA O MUNDO TODO PRA VER O FILME NA PRIMEIRA SEMANA, OK!? Repassando o recadinho da Mimi!!! ❤

PS.: A música original que o Pharrell escreveu é essa aqui embaixo e é incrível!!!!!

Número de brasileiras

Na minha primeira Grace Hopper eu encontrei só uma, na segunda foram 3 e nessa fizemos até um grupo no Whats! hahahah Estávamos em 18. Algumas já não estavam mais morando no Brasil, mas estavam nos representando em tecnologia no Canadá, em Amsterdã e em qualquer outro lugar do mundo, pois somos tão boas quanto qualquer outro ser humano! ❤

Acho que é isso! Pra variar eu saio da GHC com a cabeça virada e pensando o que eu vou fazer pro próximo ano, o que podemos levar pro Brasil e essas coisas! Prometo que não vou desistir nunca e espero um dia termos uma mega GHC Brasil com milhares de mulheres! Já pensou!? Quem tiver afim de se meter nessa comigo avisa!!!! ❤

Mil beijos que meu vôo logo mais está saindo!

3 comentários sobre “#GHC16: Como foi o maior encontro de mulheres na tecnologia do mundo?

  1. Josilene Aires Moreira disse:

    Camila, show demais!!! Parabéns!!! Sou sua admiradora!!! Tenho um projeto aqui na Paraíba intitulado “Meninas na Computação” onde trabalhamos com alunas do Ensino Médio de todo o estado, ensinando programação, lógica, robótica, entre outros. Nossa principal motivação é mostrar que as meninas PODEM ingressar na tecnologia, é só querer!!!
    Nossa página do Fb tem um pouco das nossas ações!!! https://www.facebook.com/men.comp
    Quero muito ter um contato pessoal contigo e assistir uma das suas palestras, que sabe até promover um envento onde você venha incentivar as *nossas* meninas!!! Sucessooooo :)))

  2. Erika Midori disse:

    Camila,
    Adorei o post, principalmente sobre o filme She Started it e sobre como o Big Data e IA são vistos por CEOs.
    Quero muito assistir esse filme e pode contar comigo com GHC no Brasil! #TamoJunto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s