POST CONVIDADO: Vozes femininas – Helen <3

A área dHelen (1)e tecnologia sempre fez meus olhos brilharem. Confesso que quando passei no processo seletivo para o curso Técnico em Eletroeletrônica, não tinha quase nenhuma noção de como eram as disciplinas hehe! Só não queria ficar “parada” nos períodos da tarde estudand
o apenas o Ensino Médio. O curso foi um desafio e com a ajuda de ótimos professores, comecei a entrar de vez no mundo da tecnologia voltada para a área industrial.

Após um seletivo desafiador, fui escolhida dentre diversos homens para uma única vaga de estágio na área de Automação industrial, cheia de expectativas em meu primeiro emprego, fui em frente. Enquanto estagiava, comecei a cursar Sistemas de Informação (turma contendo somente duas mulheres, incluindo eu! Vamos mudar essas estatísticas? :D). Quando passei na faculdade meu pai falou:

“ –  Minha filha, e o Direito?”

Hoje, ele entende e apoia, porém só é difícil explicar alguns termos técnicos de como resolvemos problemas no dia a dia hehe!

Após o estágio, fui trainee e na época (nada diferente da nossa situação atual) não estavam contratando ninguém, e para a minha surpresa e alegria, fui a primeira mulher a ser contratada na área de Automação Industrial.

Os desafios estavam só começando, rodeada por uma geração Baby Boomers, onde as mulheres não faziam parte das indústrias, ainda mais em uma equipe responsável em realizar melhorias no âmbito produtivo, através da programação. Sofri sim, preconceitos de alguns, porém a idéia de utilizar a tecnologia para otimizar o processo como um todo, poder ajudar de alguma forma a tornar as operações mais seguras e ajudar mulheres que chegaram posteriormente, foram trazendo motivação cada vez mais. Lembro da primeira vez que vi uma máquina com mais de 40m de altura sendo operada remotamente através de um sistema Scada Supervisório (depois posso explicar melhor sobre esses termos ), pensei: “Como assim, uma máquina desse porte sem operador embarcado? :/”

Essa área é tão legal e desafiadora que é capaz de unir TI e TA (tecnologia de Automação) utilizando softwares de interface para armazenamento dos dados de produção, consolidação e capaz de ser uma ferramenta de grande auxílio nas tomadas de decisões gerenciais e inovação. A área de Automação envolve desde a instrumentação, redes industriais, Sistema Scada Supervisório, programação em Ladder, VBA, configuração e manutenção de servidores, dentre outros.

Hoje estou trabalhando em outra cidade e em outra empresa, porém na mesma área de atuação. Percebi ao longo desses anos que as mulheres vêm garantindo seu espaço na área industrial, porém há muito a ser feito.

Quem sabe esse post ajude a mulheres que estão indecisas em qual área seguir 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s