Bom, mas eu não vim aqui só pra dar parabéns pra vocês. Acabei de ver uma palestra sobre a importância das mulheres na tecnologia do Ben Horowitz. Olha aí:
Abaixo coloco uma livre-tradução dos trechos que eu mais gostei:
“Se você educa uma menina, em média, você educa cinco pessoas. Em média, cinco pessoas são educadas porque, se você educa uma menina, ela educará pelo menos quatro outras pessoas durante o curso de sua vida. Isso é apenas estatística. Se você educar um garoto, e tiver sorte você vai educar uma pessoa. E isso é porque eles estão com fome e eles não sabem o que fazer “, ele brinca e continua, “e não deveria ser tão surpreendente para nós.”
“Então, basicamente, sem direitos paras mulheres, sem meninas indo para a escola, sem meninas aprendendo coisas, sem meninas se tornando parte delas, então você terá um monte de analfabetismo e você terá um monte de pessoas com fome que não sabem o que fazer, e isso é uma boa receita para a violência. Se tivéssemos que voltar no tempo, talvez o que não deveríamos ter tentado era empurrar o mundo para a democracia, mas talvez devêssemos ter brigado por um mundo com direitos para as mulheres. Talvez fosse a primeira coisa, pois uma vez que temos os direitos das mulheres, podemos falar sobre liberdade de imprensa e democracia.”
“Você lembra da Borders (uma famosa livraria dos EUA)? A Amazon a comeu. Existia propaganda direta, foi comida pelo Google. Existiam filmes desenhados a mão, a Pixar os comeu e a Disney teve que comprar a Pixar para continuar no mercado. Alguns de vocês lembram da Kodak. Existia também uma empresa chamada Fotomat. A fotografia digital e o Facebook comeram a Fotomat, a comeram no almoço e ninguém percebeu.”
“Pagamentos e dinheiro estão começando a serem comidos por empresas como a Square e PayPal. O meu celular comeu minha calculadora, ele comeu o meu relógio, ele comeu minha câmera, ele comeu meu Dayrunner e como um adolescente, ainda está com fome. Então, o software está comendo o mundo. E a próxima comida será a educação. Depois os serviços financeiros. E vai continuar. E se o software vai comer o mundo, a pergunta que temos que fazer é: que tipo de mundo teremos??? E eu acho que a resposta é, o futuro da humanidade depende inteiramente da tecnologia. Porque, veja, o que vai acontecer se os softwares comerem o mundo e todos os programadores forem meninos? Primeira coisa, haverá uma escassez de programadores, porque os meninos não educam ninguém. E acho que é o que temos agora – temos uma escassez de programadores. E por isso é tão importante – o trabalho que você está fazendo aqui é tão importante . “
“E então eu apenas gostaria para fechar, citar um grande filósofo/rapper Drake que diz: ‘Eu sei que as coisas são difíceis, mas garota você pode, garota você pode, olha oq ue você conseguiu e agora tudo que eu posso dizer é “Eu estou tão orgulhoso de você.”
E eu também quero encerrar esse post especial do dia da mulher dizendo isso: Eu estou tão orgulhosa de vocês, mulheres na computação!
Mil beijos!
Camila, muito bacana este post e super importante a sua iniciativa de estimular meninas a curtir tecnologia e a seguir carreiras tecnológicas.
Sou psicóloga de crianças e adolescentes e adoro tecnologia. Percebo claramente os benefícios emocionais de aplicativos e softwares que ajudam na nossa organização diária, na interação com as pessoas, na busca de informações, etc…
Há tempos atrás escrevi um post no meu blog sobre a importância do ensino de programação para crianças e meninas. Espero que goste.
http://www.playground-inovacao.com.br/tecnologia-rosa-porque-as-meninas-fogem-das-carreiras-tecnologicas/
Parabéns!!! Bj
Adoreeeei o post!!! Vou colocar lá na página do face!!!!