Ter um plano, um sonho, uma idéia é até bem simples simples. Realizar é outra historia. Todo ser humano, eu acredito, tem um sonho. É da natureza humana criar, imaginar, fantasiar. Não importa o tamanho, ele habita a mente de qualquer mortal. Por mais que eu escute/pense “não tenho sonhos”, sempre há um desejo…ainda que esse desejo seja sonhar, criar algo. Se ele não está lá fica um vazio. Faltou um objetivo maior.
Alguns negam a palavra sonhos, aí fantasiam ele de desejo, plano. Não interessa muito o nome, que seja plano, projeto, planejamento, meta, objetivo ou qualquer outra coisa. O que de fato importa é: a realização dele vai depender e muito de você.
Então antes de tomar qualquer decisão lembre-se desses sonho, questione-se. Você está disposto a investir na realização desse sonho? Do que você abriria mão para realizar esse sonho? Quanto tempo você está disposto a investir nesse plano? O quanto te frustraria não ter esse sonho realizado?
Nós queremos muito realizar nossos sonho, mas nos esquecemos da jornada que enfrentaremos para realizá-los. Esquecemos os contratempos que enfrentaremos. Das coisas que teremos que abrir mão. Mas a grande realidade é que todas essas coisas acontecerão inevitavelmente. Em maior ou menor escala, claro, afinal quanto maior o sonho, maiores os obstáculos até a obtenção dos primeiros resultados concretos.
Não tenho a intenção de desmotivar ninguém, pelo contrário. Minha intenção positiva é alertar a cada um de que planejar ou sonhar apenas não basta. Temos que agir e na hora da ação nem tudo sai como idealizamos. A preparação se dá em meio a trajetória rumo a realização. Tem que fazer, colocar a mão na massa. Por isso é importante enfrentar cada obstáculo como um passo rumo ao resultado final. Durante o percurso que as experiências e conhecimentos são ampliados, habilidades são agregadas. É só nesse momento, que de fato somos preparados para usufruir dos resultados. O segredo é aproveitar cada minuto desse caminho.
Agora que vocês já leram tudo isso, vocês devem estar pensando: “Nossa! Que menina louca! O que isso tem a ver com tecnologia? Computação!?”. E eu digo pra vocês TUDO!
O google já foi um sonho, o facebook, a Microsoft, o Pinterest, o WordPress, o AngryBirds, as infinitas startups, consultorias, sites e blogs…cada um com a sua história. Da maneira que tinha que ser.
beijos a todos que reconhecem que têm um sonho e correram, correm ou correrão atrás dele!
//