Homens e mulheres não concordam na hora de explicar porque as carreiras de TI são tão pouco atraentes para as mulheres

POST ORIGINAL:

Men and women disagree on reasons why IT is less attractive to women.

————————————————TRADUÇÃO————————————————————-

Por que há tão poucas mulheres na profissão de TI? Homens e mulheres têm respostas bem diferentes para essa resposta.

Pergunte para um cara e eles culparão a natureza nerd da TI e as falhas no sistema de ensino. Pergunte agora às mulheres, elas dirão que é uma combinação da cultura masculina em TI e a necessidade de trabalhar mais duro para ser reconhecida. Mas tem uma coisa que ambos concordam: serem poucas em uma equipe cheia de homens é um enorme impedimento.

Conduzida pelo ComputerWeekly,participaram da pesquisa 512 profissionais de tecnologia com experiência em todo o Reino Unido, dos quais 199 eram do sexo feminino e 313 do sexo masculino. Uma das conclusões é que 9 em 10 (86%) mulheres da tecnologia recomendam outra mulher para cargos similares. Mais da metade (58%) das mulheres disse que a cultura machista de equipes de TI que diminui a vontade das mulheres de trabalhar no setor. Além disso, 52% disseram que isso é devido a preocupações sobre ser a única mulher no departamento.

Em contraste, os homens vêem a imagem de nerd, associada com empregos de TI, como o maior motivo por que as mulheres fugirem das carreiras de TI. 61% dos homens acha que esta é a razão principal, enquanto as mulheres viram isso como um fator menos importante, ocupando apenas a quarta posição de uma lista de oito possíveis razões (veja a Figura 1).

Figura 1

Sheila Flavell, diretora operacional do Grupo FDM e vencedora do prêmio “Líder do Ano” da Everywoman da Cisco, disse: “Como uma mulher na área de TI, eu entendo que entrar num ambiente tão dominado pelos homens pode ser assustador, mas quando eu comecei logo ficou claro que existe uma rede de apoio para as mulheres na indústria que outros setores não oferecem.”

Harry Gooding, chefe de compromisso com o cliente em Mortimer Spinks, disse: “Estamos presos em uma situação catch-22 – as mulheres nem chegam a se candidatar para os cargos de TI devido ao pequeno número de mulheres em tais cargos.

“Grande parte do problema é a imagem. A indústria da tecnologia ainda precisa descobrir como vai fazer para atrair as mulheres trabalharem, e, rapidamente, elas descobriram como as carreiras são gratifcantes e passaram a colocá-las como primeira opção.”

Ambos os homens (92%) e mulheres (90%) que trabalham no setor de tecnologia disseram que suas carreiras são gratificantes e não têm dificuldade de encontrar empregos. No entanto, duass em cada três (65%) mulheres disseram que se sentiam discriminadas em seus empregos por causa de seu gênero.

TI: carreiras agradáveis e gratificante

Segundo a pesquisa, dentro das equipes de tecnologia apenas um em cada sete pessoas são do sexo feminino.
Ambos, homens e mulheres, querem mais diversidade dentro da indústria (ver Figura 2).

Figura 2

Dois terços dos homens (68%) e três quartos das mulheres (79%) entende que deveria haver mais mulheres nas equipes de tecnologia. No entanto, as razões pelas quais ambos gostariam de ver mais mulheres dentro de suas equipes revelou novamente uma diferença de opinião (ver Figura 3).

Figura 3

As mulheres apontam como os três principais benefícios de se ter mais mulheres, os seguintes:

  1. Comunicações melhor departamentais
  2. Melhor organizado
  3. Melhor ligação com os clientes

Já os homens apontaram os seguintes três motivos como principais:

  1. Ambiente mais criativo / inovador
  2. Um ambiente mais divertido
  3. Comunicações melhor departamentais

“Os resultados da pesquisa destacaram ainda mais que as mulheres são vitais nos papéis que desempenham atualmente na indústria de TI no Reino Unido. E os seus homólogos masculinos sabem reconhecer que o ambiente se torna mais divertido, criativo e inovador com comunicações mais claras devido as mulheres da equipe”, disse Flavell.

“Com resultados como esses, acho que é chocante que o sexo feminino represente apenas 7% do setor, precisamos fazer mais para atrair as mulheres”, acrescentou.

Empregos de TI para atrair mais mulheres no futuro

Apesar desses pontos de vista diferentes, ambos os sexos concordaram que carreiras em tecnologia se tornarão mais atraentes para as mulheres no futuro.

Flavell disse que mais precisa ser feito para incentivar isso. “A falta de mulheres decorre do currículo escolar, uma vez que não preparam os alunos com conhecimentos adequados de lógica, engenharia ou empreendedorismo. A indústria de TI, por sua vez, filtra através desde o ingresso na universidade quem atuará nesse setor”, disse ela.

“Portanto, é imperativo oferecer sessões, cursos, eventos de aprendizagem para mulheres em idade precoce, para mostrar as oportunidades excitantes e diversificado disponíveis dentro da TI.”

————————————————————————————————————————————————————–

Bacana a pesquisa, né!? Acho que esclarecer os motivos é primordial para podermos atuar sobre eles. Na raíz do problema.

Muito vêm sendo veio para incentivar as mulheres a se aventurar no mundo da ciência e da tecnologia. Acho que veremos num futuro próximo um avalanche de grandes mulheres na área!

beijos a todas as 7% das mulheres de TI!

//

//

2 comentários sobre “Homens e mulheres não concordam na hora de explicar porque as carreiras de TI são tão pouco atraentes para as mulheres

  1. Dirce Maria disse:

    Querida, vc não acha que a profissâo independe do genero? No mundo atual, com tanta luta pela quebra de paradigmas e preconceitos, seria natural e aceitável que cada individuo simplesmente seguisse sua escoha de carreira… O espaço de trabalho está aberto a todosque tenham competëncia para trabalhar… Pense nisso!

    • Camila Achutti disse:

      Acredito que sim. Se não acreditasse muito provavelmente não estaria fazendo um curso onde sou a única menina! : )

      Mas não podemos negar, e é o que a pesquisa publicada mostra, é que existe um receio grande ainda das mulheres de simplesmente seguir o que querem. Elas ainda pensam como serão seus companheiros de trabalho e têm medo de preconceito.

      Muita coisa já mudou e outras tantas mudarão, mas ainda temos muitos paradigmas a quebrar. E a reflexão e a discussão podem fazer esse processo ainda mais rápido! Estamos no caminho certo! rs

      beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s