15 trilhões. Esse é o preço do conhecimento…ou melhor o preço da máquina mais inteligente do mundo: WATSON.
A idéia desse supercomputador da IBM é responder qualquer pergunta em 3 segundos. Para isso, ele busca nas mais diversas fontes, como enciclopédias, dicionários, entre outras.
Toda essa sua esperteza foi colocada à prova no programa de conhecimentos gerais mais famoso da TV americana.Ele desafiou os dois maiores vencedores do programa. São as duas pessoas com os maiores conhecimentos gerais dos EUA.
O mecanismo básico é: o supercomputador recebe por mensagem de texto, seleciona grupos de palavras e realiza a pesquisa. Seu algoritmo tem índice de acerto de 75%. Além disso não se intimida com o erro , não fica nervoso, sentimentos que levam o índice de acerto humano nesse tipo de competição a 40%. Esse “competidor eletrônico” pode ainda calcular as probabilidades da resposta estar certa, com isso, aposta mais dinheiro, quanto maior for a chance de acertar. O balanço final foi: um milhão de dólares, que serão doados para duas instituições beneficentes.
Mas todo gasto e empenho para criação dessa máquina não podia ter como fim a mera participação em um programa de TV. O grande objetivo é levá-lo para o hospital para ajudar com os diagnósticos. Existe muita informação na área médica, e um ser humano não é capaz de armazenar tudo isso. Sendo assim, esse supercomputador traz segurança e maior acertividade para medicos não errarem nem em diagnósticos, nem em tratamentos.
Está aí um motivo realmente nobre para uma máquina entrar para história!
beijos!
Oi, que legal esse blog! agora que entrei em eng. da comp. tenho que estar por dentro dessas novidades na área. beijos!