Depois de tantos novidadess e avanços, como a popularização das telas sensíveis ao toque, a nova “moda” é a REALIDADE AUMENTADA, que promete revolucionar a interface móvel! No futuro, poderemos conversar com um holograma gigante das pessoas ao invés de se contentar só com a voz! EBAAAA ( exagerei, desculpa!). Agora é sério, a Realidade Aumentada é uma linha de pesquisa dentro da computação gráfica que busca a integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Atualmente, a maior linha de pesquisa está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Porém, existem também, pesquisas avançadas que incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.
Esse fato foi lançado por especialista no Mobile World Congress, que ocorreu em Barcelona, dia 15 de fevereiro. “A realidade aumentada não é uma killer applicationl( não vai substituir outras já existentes). É apenas uma nova interface para acessar e entender as informações do mundo ao nosso redor de maneira mais fácil”, resumiu Peter Meier, CTO da Metaio (uma empresa especializada em realidade aumentada). As aplicações atuais já são inúmeras, como apoio a tarefas complexas em cirurgias, montagem e manutenção, prospecção em hidrologia, ecologia ou geologia, mostrando informações específicas sobre o terreno ou mapas tridimensionais. Além disso, já temos também uma gama enorme de projetos para aplicações futuras como, expansão de telas de computador para um ambiente real: janelas de programas e ícones se tornam dispositivos virtuais num espaço real e podem ser operados por gestos ou pelo olho; substituição das telas e monitores tradicionais, painéis de controle, e aplicações completamente novas (algo impossível em um hardware “real”), como objetos 3D que alteram suas formas e aparências de forma interativa baseados na tarefa ou necessidade atual do usuário; aplicações de mídia aprimoradas, como telas virtuais pseudo-holográficas, cinema surround virtual, permitindo imagens criadas por computadores interagir com sujeitos reais e platéias. Aiiii Deus, será que um dia vamos achar tudo isso normal, natural? Parece que a minha idéia do holograma gigante nem é tão absurda vai!?
E não é que o mercado vêm levando o assunto a sério! Várias empresa estão nascendo nesse segmento, e várias outras que já existem e não querem ficar para trás já estão organizando setores inteiros para a realidade aumentada. Um exemplo é a Telefônica, que já tem uma gerência dedicada exclusivamente à realidade aumentada e busca visual.Esperta ela em não perder tempo, ainda mais em uma área que evolui nessa velocidade absurda!
Existem incontáveis aplicações da realidade aumentada, por exemplo, a câmera, o acelerômetro e o GPS interagirem com o usuário, facilitando a ele a descoberta do melhor caminho. Para que isso ocorra, muito terá de ser feito principalmente na área de reconhecimento de imagem ( a partir de uma imagem reconhecer se a rua está cheia ou não). Outra inovação que promete facilitar ainda mais tudo isso é a chegada dos primeiros terminais móveis com tecnologia dual-core ( com dois processadores). Como Meier mesmo disse: “Isso torna possível fazer o reconhecimento de imagens dentro do cliente instalado no aparelho. É algo que pode transformar esse mercado em 2011”.
Outro aplicativo que vêm sendo desenvolvido na área da realidade aumentada oferece informações turísticas em áudio de acordo com a localização do usuário. Quem está trabalhando nisso é um guia turístico chamado Lonely Planet. Um primeiro teste está sendo feito em Londres. É como um guia de áudio pórtátil disponível na cidade inteira, que usa o celular como interface. Legal, né!? Já pensou quando isso chegar em Minas Gerais e na Bahia, vai ser super legal e trará muito mais informação a todos os visitantes, né!?
Então…seja bem-vinda realidade aumentada!
beijos!