Na semana passada, Ballmer, o garoto-propaganda da Microsoft anunciou uma novidade para o Xbox 360 que visa deixar o Kinect um pouco mais interativo: o Avatar Kinect. O objetivo é tornar os avatares cada vez mais fiéis a imagem de seus “donos” e permitir ainda uma interação com os amigos na rede em salas de bate-papo.
Mas o grande UP só foi possível pelo novo sistema de rastreamento facial que o Kinect ganhou. O princípio usado pela Microsoft é uma malha virtual sobreposta ao rosto do usuário, que se modificando possibilita que o Kinect detecte a feição e qualquer movimento do rosto humano, como boca, olhos e sobrancelhas, e tudo isso em tempo real. Com essas informações o avatar ganha vida na tela.
A grande novidade aqui não é o reconhecimento facial em si, já que essa não é um tecnologia propriamente nova, e sim o uso em um console e com tamanha precisão. Agora, imaginem o quanto de processamento isso deve adicionar ao Kinect, que já é responsável por rastrear movimentos corporais e transformá-los em ação e agora precisa também rastrear rostos, que, convenhamos requer bem mais detalhes, tornando esse procedimento ainda mais complicado…
A Microsoft mostra como o novo sistema de rastreamento funciona no vídeo abaixo…
beijos!