POST CONVIDADO: Decisões importantes, não devem ser pautadas no coração

O grande erro das pessoas ao estar diante de decisões complexas e um tanto difíceis é misturar emoções onde só deveria agir a razão. Muitos são os conselhos do famoso “siga o seu coração”. Quantas vezes você já não ouviu isso? E o pior quantas vezes você já não agiu assim? Cuidado, seu coração pensa somente no prazer imediato e esquece que a decisão de hoje também afetará a ti no longo prazo. Então, nem sempre ele terá razão, ao menos em se tratando de decisões.

A neurociência a muito já havia estudado sobre isso. O coração quer prazer, satisfação e procura evitar qualquer tipo de dor imediata. Em momentos de extrema pressão o primeiro a gritar alto é mesmo ele, mas, ao ouvi-lo você poderá estar fazendo decisões nem tão boas assim, se por outro lado tivesse analisado melhor e colocado o velho e bom cérebro para funcionar.

Você já deve ter passado por diversas situações onde a sua emoção falou muito mais alto e você decidiu tomar uma certa atitude que o seu “coração” dizia ser a melhor pra ti, mas, no final acabou por não ser, não é mesmo? Por que não utilizar esses estudos da neurociência no nosso dia a dia? Eles poderão nos ajudar a tomar atitudes muito mais sábias.

Deixo claro aqui que decisões principalmente no mundo do empreendedorismo no qual lidamos o tempo todo com o futuro, estrategias e planejamentos essas não devem nunca ser pautada no coração, pois, ele só pensa no presente e no seu prazer e esquece de todo o resto. Aqui você tem de pensar no presente e no quanto essa mesma decisão poderá lhe satisfazer ainda

mais lá no futuro.

Quando estiver diante de decisões assim, respira fundo, pare um pouco e analisa melhor sobre todos os pontos da mesma situação. Deixo aqui algumas perguntas para te ajudar, são elas:

● Qual a decisão que meu coração iria querer tomar agora?

● Por que dela?

● Se eu optar por essa decisão quais serão os meus resultados em curto prazo?

● Que outras possibilidades eu poderia também optar fora o seguir o meu coração?

● Quais os resultados delas a curto, médio e longo prazo? Quais os prazeres?

● Essa decisão pautada no futuro terá mais ou menos resultados do que os de agora?

Feito essa analise, você já começa a sair da parte mais emocional da coisa, para ativar agora a região do planejamento que é a que está ligada a razão. Agora sim você tem em mãos muitos mais fatos para pesar na balança e assim tomar uma melhor decisão. Diga não a decisões ruins de antes, e comece a ativar o seu super cérebro para ser muito mais assertivo em suas decisões HOJE. E no dia de hoje a você eu desejo: “NÃO SIGA O SEU CORAÇÃO”.

slideshare:http://pt.slideshare.net/BrunoPerin/no-siga-seu-corao-42480792

IMG_7859

Bruno Perin – Empreendedor, Palestrante e Escritor

Linkedin: br.linkedin.com/pub/bruno-perin/24/506/27a

Slideshare:http://pt.slideshare.net/BrunoPerin

youtube: https://www.youtube.com/user/BrunoPerinMkt

site: http://www.brunoperin.com

POST CONVIDADO: O impacto de ações voluntárias para ensino de programação

Atualmente estamos vivendo um grande momento de mudança. Mudança no sentido que as formas de interação e aprendizado em que seus conceitos estão sendo mudados, tornando as coisas mais fluídas, naturais e orgânicas.
Uma das coisas mais interessantes sobre aprendizado autodidata é que felizmente temos diversos conteúdos de qualidade a preços baixos, ou até gratuitos, não é a toa que iniciativas de ensino estão sendo patrocinadas por empresas de renome, mostrando quão importante são essas iniciativas, tais como Code.org, Khan Academy, Edx, Coursera, entre outras.
Quando se pensa algo como comunidade, o que seria?
É um conjunto de pessoas com objetivos similares que através de atitudes voluntárias tentam trocar experiências, aprender e compartilhar o que está acontecendo. Claro que é algo mais complexo que isso, mas a mantenha essa ideia por enquanto que logo fará mais sentido.
E o que isso tem a ver com mulheres na computação?
Tudo a ver! Se não fosse por causa de iniciativas como as Pyladies, DjangoGirls, RailsGirls, RodAda Hacker, InspirAda, CodeGirl, Programar meu futuro, Mulheres na Computação, Technovation Challenge e diversas outras, não teríamos uma mudança gradativa que está criando frutos incríveis, inspirando e incentivando mulheres a mudarem sua percepção sobre tecnologia.
Antes não fazia muito sentido dos motivos que levam a uma pessoa a viajar, palestrar, organizar eventos e diversas outras coisas, e tudo isso de forma voluntária. Até esse vídeo ser registrado no evento Rupy – São José dos Campos:
(incorporar se possível)
Fora outras histórias que ouço frequentando eventos de TI que devido a diversas iniciativas de pessoas que voluntariamente dispõem seu tempo e dedicação criam grandes transformações.
Olhe uma coisa engraçada por exemplo: Conheci a Camila há mais ou menos um ano e pouco, no evento RodAda Hacker que ela fez parte do grupo do qual eu estava como instrutor, e lá batemos um papo e trocamos algumas ideias de como a situação do mercado em relação a mulheres em TI estava, e que eventualmente sofrem preconceitos e etc. Um ano depois de estar envolvido com eventos de comunidade em TI, sempre ouço falar da Camila com suas iniciativas pra incentivar que sejam criadas eventos e encontros de mulheres no Brasil, e que indiretamente e sem querer já fizemos algumas coisas juntos(Pyladies, por exemplo).
Onde quero chegar com isso?
Saiba que qualquer pequena atitude que fizer, ela pode ter um grande impacto que não sabemos e nem temos como mensurar o impacto que ela pode causar, nisso se tem algo ou alguma coisa que você não está satisfeito, não pense muito, apenas faça, crie, compartilhe. Só o fato de compartilhar o que está fazendo pode trazer enormes mudanças em diversas pessoas, e principalmente a você mesmo.
eric_hideki
Evangelista Python e Open Source.
Autor do blog Aprendendo Python
——————————————————————-
Normalmente não escrevo nada nos posts convidados, mas não podia deixar passar esse post lindo! Quero ver mais homens como o Eric que se colocam como ativistas da causa da diversidade na TI! Muito obrigada Eric por fazer a diferença! ❤

POST CONVIDADO: E ai como VOCÊ acha que o MERCADO está?

Mercado-de-Trabalho

Mulheres do meu Brasil, a muito já sabemos que vocês iriam dominar o mundo com o seu talento. Já estão até na presidência do país. Competência e dedicação em vocês é o que não lhes faltam. Hoje o assunto é justamente sobre o mercado de trabalho, afinal será que ele está mais ou menos competitivo para você? Essa resposta,  somente você poderá ter…

Por lidar muito com os jovens essa é a pergunta mais realizada deles a mim. A resposta, essa  vai depender de quem está perguntando e como essa mesma pessoa está se preparando para essa selva gigantesca que é o mercado hoje.

Acredite, o mercado pode nem estar tão competitivo para você como muitos podem pensar por ai…

O conhecimento e a informação são hoje as ferramentas da vez, tem muita gente se formando, aprendendo de forma online, adquirindo novas habilidades, trocando aprendizados e isso é claro faz parecer o mundo estar ainda mais competitivo.

Muitos são os que pensam em ter sucesso, ganhar muito dinheiro e serem reconhecidos, mas é uma pena que não estão dispostos para tal…

E o por que disso?

A velha e boa desculpa sempre se faz presente: Isso dá muito chato! Trabalhei o dia todo, estudar mais para que? Estou muito cansado. Ir lá do outro lado da cidade para ver um evento ah não, eu vou  preferir ficar em casa mais de boa…

Ou seja, as desculpas sempre sobressaem as ações, depois reclamam que as coisas nunca mudam e nada acontece. Fazer sempre o básico, vai te diferenciar do que? O básico, a grande maioria já faz e você será só  mais um no meio dessa multidão toda. Se você se comporta desse modo, eu digo, muito cuidado, pois,para esse tipo de perfil o mercado está é absurdamente ferrado de tão competitivo.

Já por outro lado existem aqueles inconformados e que vão a luta, querem sempre o melhor e estão disposto a entregar sempre “o algo a mais” que o solicitado. Como você pensa que está o mercado para eles? Nada competitivo, esses são os considerados raros hoje em dia e isso em plena a era do conhecimento podem acreditar.

Quer mesmo deixar o seu grande marco na história?

Saia da mediocridade, procure sempre fazer o seu “algo a mais” todos os dias, afinal,  um simples passo realizado diariamente te levará cada vez mais longe…

Empresas estão famintas por grandes talentos e não sou quem diz isso,  e sim o próprio mercado. Eles querem pessoas altamente comprometidas, competentes, que estão afim mesmo de pegar projetos ousados e audaciosos e que esses dêem conta do recado,  e vão até o final não desistindo no primeiro obstáculo.

Quantos desses jovens estão preparados para isso? Você está?

Caso não, aproveita o momento e vá fazer a diferença hoje mesmo!

Comece por mudar a sua rotina, que tal ler um livro interessante? Sair um pouco do facebook e ver vídeos que agreguem algum valor profissional? Conhecer pessoas, trocar experiências? Daqui a pouco essa nova rotina se tornará um novo habito e isso vai te acrescentar e muito lá na frente.

Pegas todas dicas ai e venha você também agitar o mercado de trabalho com o seu grande talento.

Slideshare: http://pt.slideshare.net/BrunoPerin/ser-mesmo-que-o-mercado-est-mais-competitivo

IMG_7859Bruno Perin – Empreendedor, Palestrante e Escritor

Linkedin: br.linkedin.com/pub/bruno-perin/24/506/27a

Slideshare:http://pt.slideshare.net/BrunoPerin

youtube: https://www.youtube.com/user/BrunoPerinMkt

site: www.brunoperin.com