O grande erro das pessoas ao estar diante de decisões complexas e um tanto difíceis é misturar emoções onde só deveria agir a razão. Muitos são os conselhos do famoso “siga o seu coração”. Quantas vezes você já não ouviu isso? E o pior quantas vezes você já não agiu assim? Cuidado, seu coração pensa somente no prazer imediato e esquece que a decisão de hoje também afetará a ti no longo prazo. Então, nem sempre ele terá razão, ao menos em se tratando de decisões.
A neurociência a muito já havia estudado sobre isso. O coração quer prazer, satisfação e procura evitar qualquer tipo de dor imediata. Em momentos de extrema pressão o primeiro a gritar alto é mesmo ele, mas, ao ouvi-lo você poderá estar fazendo decisões nem tão boas assim, se por outro lado tivesse analisado melhor e colocado o velho e bom cérebro para funcionar.
Você já deve ter passado por diversas situações onde a sua emoção falou muito mais alto e você decidiu tomar uma certa atitude que o seu “coração” dizia ser a melhor pra ti, mas, no final acabou por não ser, não é mesmo? Por que não utilizar esses estudos da neurociência no nosso dia a dia? Eles poderão nos ajudar a tomar atitudes muito mais sábias.
Deixo claro aqui que decisões principalmente no mundo do empreendedorismo no qual lidamos o tempo todo com o futuro, estrategias e planejamentos essas não devem nunca ser pautada no coração, pois, ele só pensa no presente e no seu prazer e esquece de todo o resto. Aqui você tem de pensar no presente e no quanto essa mesma decisão poderá lhe satisfazer ainda
mais lá no futuro.
Quando estiver diante de decisões assim, respira fundo, pare um pouco e analisa melhor sobre todos os pontos da mesma situação. Deixo aqui algumas perguntas para te ajudar, são elas:
● Qual a decisão que meu coração iria querer tomar agora?
● Por que dela?
● Se eu optar por essa decisão quais serão os meus resultados em curto prazo?
● Que outras possibilidades eu poderia também optar fora o seguir o meu coração?
● Quais os resultados delas a curto, médio e longo prazo? Quais os prazeres?
● Essa decisão pautada no futuro terá mais ou menos resultados do que os de agora?
Feito essa analise, você já começa a sair da parte mais emocional da coisa, para ativar agora a região do planejamento que é a que está ligada a razão. Agora sim você tem em mãos muitos mais fatos para pesar na balança e assim tomar uma melhor decisão. Diga não a decisões ruins de antes, e comece a ativar o seu super cérebro para ser muito mais assertivo em suas decisões HOJE. E no dia de hoje a você eu desejo: “NÃO SIGA O SEU CORAÇÃO”.
slideshare:http://pt.slideshare.net/BrunoPerin/no-siga-seu-corao-42480792
Bruno Perin – Empreendedor, Palestrante e Escritor
Linkedin: br.linkedin.com/pub/bruno-perin/24/506/27a
Slideshare:http://pt.slideshare.net/BrunoPerin
Execelente post!
Nós mulheres temos a tendencia de agir guiadas pelo coração.
Parabéns
Rayssa, acredito que para mulherada essas dicas vão ajudar muito. 😉
Continua nos acompanhando e se inscreva tbm nos canais do super Bruno.
Abraços.