Para as meninas que entraram em Tecnológicas

Não é um curso fácil, mas qual curso é? Você vai encontrar por ai com tantas pessoas te perguntando se você cursa História, Pedagogia ou qualquer outro curso poético da área de Humanas, porque o esteriótipo que se criou de aluno de tecnológicas é totalmente oposto ou quase oposto do que você é, principalmente por ser mulher. Miga, se você gostar de usar aquele batom vermelho, de vestir aquele vestido florido e usar aquele salto alto… Armaria vão enlouquecer quando te virem entrando em uma sala cercada por homens e destilando seu maravilhoso perfume e purpurina.

Mil barreiras surgirão em teu caminho, especialmente por ser mulher, mas vai conseguir superar cada uma porque você é capaz, você já demonstrou isso em diversas outras situações e você deve encarar como sendo apenas mais uma função que precisa ser chamada para que consigas executar teus próximos projetos de vida.

Sabe, ano passado quando fui aprovada em BSI para a UFRN postei um pouco da minha ansiedade e indecisão em ir estudar em curso superior na área de exatas e mais ainda sendo uma das poucas mulheres na sala. Mas…O que aconteceu nos dois últimos períodos?

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo

Participação da Soraya Roberta durante o Rails Girl RJ em Novembro do ano passado.

Muito empoderamento, muitas lágrimas porque errei bastante, mesmo já vindo de um curso técnico em Informática,mas os erros me ajudaram para caramba posteriormente, parece que a gente não percebe no momento da nota baixa em Cálculo ou Algoritmos, que ela poderá servir de base para te fortalecer ainda mais, é meio louco isso, ne?! Todavia, esta Filosofia tem um pouquinho de razão,rsrs. Contudo, além disso participei de vários eventos de TI, desde eventos sobre o empoderamento das mulheres na área de TI, passando pelos eventos da comunidade Python até levando minha Poesia Compilada para diversos lugarzinhos.
Ademais, sofri sim com diversos discursos machistas, como, por exemplo, um colega de curso chegar para mim em um dia ensolarado e florido de Inverno(sim, era inverno e tava assim) e me perguntar se minha amizade com um professor tinha feito eu tirar uma boa nota em uma unidade. Doeu muito, mas eu já sabia que uma hora ou outra eu iria me deparar com isso, pois, infelizmente, por sermos mulheres temos que provar incansavelmente que somos boas em algo. Em contrapartida também ouvi muitas poesias de diversos companheiros de curso, como um deles que chegou para mim e falou que tinha orgulho de estudar comigo.

E é aquela coisa: você não precisa da opinião de ninguém para ser boa em algo, você só precisa de dedicação e amor pelo que está fazendo que o resto… O resto ,miga, é só passar batom vermelho, tomar uma xícara de café e deixar que o código do sucesso execute, porque continuaremos empoderando e compartilhando muito feminismo compilado e executado por este mundão.

/* Ah! Além disso, você pode contar com a ajuda de muita gente massa como as meninas dos Rails Girls, Pyladies, um lugarzinho super poético para encontrar eventos correlatos que é o Codamos, a própria page do Poesia Compilada que criei e sempre posto poesias empoderadas e o nosso Mulheres na Computação. */

// Xero grande e até qualquer momento

8 comentários sobre “Para as meninas que entraram em Tecnológicas

  1. Adriana disse:

    Sim! Fiz parte, Faço parte e Farei sempre! adoro o que faço.

    E fico feliz em ver áreas que antes eram unicamente masculinas ou ainda áreas que eram unicamente femininas hoje se equilibrando e se livrando do preconceito.

  2. Anne disse:

    Devo ser muito sortuda, porque nuncaeme perguntaram se eu cursava Humanas, muito menos tinha isso de “enlouquecerem” ao ver eu – ou outra das muitas mulheres do meu curso dr bacharelado em TI – de batom e vestido. O machismo inegavelmente existe, mas tem muito coitadismo nessa história também. Ficar magoada porque “colega” tá fazendo insinuação? Eu mandava logo ir se ferrar e mostraria que sou melhor que ele. Sem mimimi. #pas

  3. Karen disse:

    Muito legal seu post, parabéns! Eu também sou de TI, faço FATEC e já fiz técnico de Informática na Etec! Amo ser de TI!

    • Adriana disse:

      Obrigada Karen! e Parabéns a todas pela coragem,afinal a historia de vida das meninas de TI é mais difícil no começo porem estimulante para continuarmos a seguir em frente,né ! Tenho 46anos com faculdade,pós e mestrado em TI pela Universidade de São Paulo e não pretendo parar! E adorei aprender com a historia de vocês também!

  4. EMANUELE disse:

    Olá ,boa tarde !
    Li no post a frase “mesmo vindo do curso técnico de informática”. No caso ,eu não fiz o técnico ,não entendo absolutamente nada de TI,e já fiz minha matrícula na faculdade para Análise e desenvolvimento de sistemas.Entao creio a será muito mas muito difícil entender e entrar no ritmo dos colegas né ? Visto q além de ser leiga também sou mulher transexual !

    • Soraya Roberta [S.R.] disse:

      Emanuele, este foi um problema que enfrentei.Contudo, em minha sala grande tanto as meninas quanto os meninos que nunca tiveram contato com a área de TI passaram pela mesma dificuldade inicial. Curso Superior é algo novo, independente da área que a gente for seguir, mas não quer dizer que porque você não tem nenhuma experiência na área de TI você vai sentir mais ou menos dificuldade do que eu senti. o lance é o seguinte: dedicação. Tive dificuldade para me encaixar na metodologia de algumas disciplinas, mas no segundo período já foi bem de boas. Boa sorte e qualquer coisa só me chamar para a gente conversar e tirar possíveis dúvidas.

    • tecnologiaquecria disse:

      Oi Emanuele! Acredito que quanto mais dedicada você estiver em buscar de conhecimentos sobre a área, sua opção não fará diferença nenhuma depois, pois vão ti respeitar por isso pode acreditar. E… nada mesmo é difícil quando desejamos muito algo seja teimosa ok boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s