Perfil Profissional Online – LinkedIn – Resumo

O que você almeja? Aqui vale a pena você pensar que tipo de empresas quer que olhem seu perfil. No meu caso, trabalho com computação, na área pra Mobile, quero que empresas nacionais, multinacionais e internacionais vejam meu curriculum, então me preocupei em escrever meu curriculum em Inglês. O inglês é basicamente a linguagem que está mais presente na área de tecnologia, e deixando seu curriculum em inglês além de aumentar a visualização de empresas estrangeiras, mostra que você possui conhecimento de outras línguas.
Certo, agora ao conteúdo, essa é a parte que você pode explicar o que você faz, o que você gostar de trabalhar e com que ferramentas e metodologias que você tem lidado. Mesmo que você já tenha trabalhado com muita coisa, foque naquilo que você tem mais conhecimento, que você vai poder falar com precisão. No meu caso eu já trabalhei com iOS, mas quase não lembro, então eu foco muito no Android, que é o que eu sei dizer com propriedade. Não tenha medo de falar algo que pode acrescentar qualidades mesmo que não seja uma experiência profissional, por exemplo, você participou de alguma competição de tecnologia, gostou da experiência, pode citar. Esse é um campo amplo, foque em você e no que você gosta. Não coloque por exemplo trabalho com requisitos funcionais se você só faz isso porque é obrigado, deixe isso pra o campo experiência. Que será explicado em um novo post.
Pense como quando você coloca uma parte objetivo no seu curriculum, é a parte que você foca no que quer fazer. Ok, pode ser que dependendo da vaga você atualize os objetivos para se encaixarem melhor, mas o resumo é a parte genérica dos objetivos, você vai colocar nele as coisas que você faz ou fez que vão de encontro com seus objetivos profissionais.
Novamente essa rede social é uma rede voltada para o mercado de trabalho, então tente ser profissional quando for acrescentar informações. Minhas dicas para montar o que quer escrever, faça uma lista de tópicos que você gostaria que estivessem no seu resumo, exemplo:
  • Android
  • Testes funcionais
  • Ferramentas (Firebase, Fabric, etc)
  • Libs (Retrofit, Butterknife, etc)
  • Palestras
  • Workshops
Depois pense em como você se apresentaria numa entrevista quando lhe pedem pra falar um pouco de você. A ideia aqui é apresentar aqueles tópicos que você colocou ali em cima dentro do que você fala pra se apresentar. Lembrando é a primeira visualização que as empresas têm de você. Outra dica tente ser breve, as empresas tem que bater o olho no resumo e achar que você é a pessoa certa pro cargo. Se você escrever um livro, eles já esqueceram da primeira frase.
Dany Schwab:
Desenvolvedora Android com 6 anos de experiência na área, atualmente trabalhando para o Grupo Confidence. Formada pela USP São Carlos em Ciências da Computação. Tutora de Android do Projeto Tutoras, ajudou no material didático do Projeto Android Smart Girls e colaboradora do Blog Mulheres na Computação.  Ama programação, artesanato e livros. Com interesse em projetos que visam mostrar que a computação não é um bicho de sete cabeças.

Um comentário sobre “Perfil Profissional Online – LinkedIn – Resumo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s