POST CONVIDADO: As mulheres abrem caminho no mundo do desenvolvimento e do design digital

O número de mulheres que estudam cursos relacionados com a tecnologia é menor ao número de homens que as escolhem, mas está aumentando. As empresas sabem de suas habilidades específicas e algumas estimulam sua inserção no mercado.

Do ponto de vista cultural, uma jovem que sai do ensino médio e quer ser engenheira de sistemas ou designer digital não é tão habitual. Talvez ainda haja muitos fatores culturais que incidem no fato de que as meninas se inclinem por outro tipo de carreiras, mais afastadas do mundo da tecnologia.

No entanto, as empresas precisam delas e as valorizam, porque compreendem que formar equipes de trabalho com maior diversidade de gênero é, sem dúvida, enriquecedor e que o olhar feminino tem muito para contribuir. Por exemplo, a  Toptal, a rede mundial líder de desenvolvedores de software e designers freelance de elite, levou adiante uma campanha de  Bolsas Toptal para Mulheres Desenvolvedoras, com a que procurou apoiar as meninas interessadas neste tipo de carreira para que pudessem atingir níveis de excelência educativa.

Além da ajuda financeira orientada neste sentido, a bolsa lhes deu a oportunidade de trabalhar com mentores da Toptal e aprender dos melhores, se inserindo em uma companhia que possui mais de 2.000 clientes, entre os que se destacam Airbnb, JPMorgan Chase, IDEO, Axel Springer SE, Pfizer e Rand McNally.

Com ações como a da Toptal e a paulatina rejeição de mitos como os que as carreiras tecnológicas são “carreiras de homens”, as mulheres poderão ir se somando à força de trabalho nestas áreas, contribuindo com seu particular olhar e ponto de vista, para enriquecer o trabalho em curto e longo prazo.

A Toptal no Brasil

A equipe da Toptal está no Brasil oferecendo palestras de capacitação gratuitas, não só para seus desenvolvedores e designers, mas também para pessoas que estejam interessadas no setor e desejem saber mais sobre a companhia e o trabalho freelance. As cidades do road trip são Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Jose dos Campos, São Paulo, Curitiba, Blumenau, Florianópolis e Porto Alegre.

Toda pessoa, instituição ou universidade interessada nas palestras pode entrar no seguinte formulário para obter mais informação:

https://www.toptal.com/roadtrip/south-america-2016

———————— AUTORA ————————

Kathryn MooreKathryn Moore: é graduada em Artes e Filosofia pela Universidade de Princeton. Analista de mídia social e PR em Toptal. Trabalha em estreita colaboração com equipes multifuncionais de desenvolvedores, designers, gerentes de produto e especialistas em SEO para atender às metas de crescimento da empresa. Atualmente esta no Brasil como parte da Toptal Roadtrip South America.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s