#GHC15: Day 2 – Meus 3 ídolos e muita realização pessoal!

MEU DEUS DO CÉU! Essa foi a sensação do segundo dia de conferência! Pude ver 3 dos meus ídolos: Hadi Partovi, fundador do Code.org; Susan Wojcicki, CEO do Youtube e a Sheryl Sandberg, CEO do Facebook.

Nem sei por onde começar. O dia começou com uma das membras do Anita Borg Institute fazendo um comparação da indústria de tecnologia de como é parecida com a do beisebol. E aí vão as 3 razões:

3. As mulheres tiveram e têm que lutar muito por espaço!

Prova: Basta olhar a história da Lizzie Murphy, primeira mulher jogadora profissional.

2. As histórias das mulheres do baseball não foram e não são contadas!

Prova: Alguém conhece a Jackie Mitchel?

  1. Os sálarios são muitos desiguais!

Prova: O Filme The League of Their Own.

MAS a grande diferença: Nós temos a Grace Hopper Conference!!! 12 mil mulheres na tecnologia,com certeza, vão mudar esse cenário!!!!

(Já disse que ano que vem vou organizar uma excursão né!? O Brasil vai bombar na #GHC16 ou meu nome não é Camila Achutti! <3)

Boooom….vamos aos highlights dos meus ídolos!hahhahha

media-20151016

O primeiro talk do keynote da manhã foi do Hadi, o fundador do Code.org. O Hadi nasceu e cresceu no Irã. Sua vida mudou quando o pai deu um computador e um livro de programação para ele e pro irmão. Eles aprenderam a programar e ele pode vir para os EUA viver o american dream dos anos 90: fazer tecnologia no oeste. A vida de toda uma família mudou. E ele decidiu que mais gente precisa ter essa oportunidade.

Pensando em como as carreiras serão em 2030, é bem fácil perceber que não vai ter quase nada que não será impactado por tecnologia. É por isso que as escolar TÊM que ensinar ciência da computação. Essa é a missão do Code.org. Não é inovar o ensino, mas sim recuperar o tempo perdido nos últimos 10 anos. Sério….ele e o Code.org são demais!

media-20151016 (1)

A segunda talk da manhã foi da Susan Wowojcicki, CEO do Youtube e o segundo ponto alto da fala dela  foi a história que ela contou da filha ,que chegou em casa falando que ODIAVA COMPUTADORES! Ela obviamente ficou chocada e investigou a situação e se deu conta: o computador da casa ficava monopolizado pelo menino que amava muito e só conversava sobre isso com os amigos e não deixava ela chegar perto. Ela não teve chance de se aproximar e quando teve já se achou MUITO menos capaz que o menino. Essa é a realidade da maioria das meninas pelo mundo!

EEEE o primeiro ponto alto foi: apresentação do Codegirl!!!! Documentário sobre o Technovation Challenge mundial! Nós estamos mais do que representados pelas meninas de Recife que foram para a final esse ano! Eu quase morri do coração e agora é a vez de vocês:

O documentário vai ser apresentado no próximo mês nos cinemas dos EUA. Ele está sendo produzido pela Leslie Chilcott, produtora de grandes filmes como “An Inconvenient Truth” e “Waiting for Superman”. Antes do filme ser lançado nos cinemas, ele será disponibilizado no youtube de 1 a ​5​ de novembro.
NINGUÉM PODE PERDER!
media-20151016 (2)
Por último para encerrar o dia incrível pudemos ouvir a Sheryl Sandberg falando que é feminista e que todas devemos ser. Comentou inclusive que tem uma pesquisa (não achei a fonte) que 34% das mulheres se declara feminista quando são questionadas sem qualquer explicação. Quando elas são convidadas para ler a definição de feminismo (que acredita em igualdade de gênero) esse número sobe para 70%!

Outra novidade foi o lançamento de circulos do Lean In específicos para CS e Engenharia. Se você não sabe o que é olha aqui!

Ela disse ainda que confiança  é  um músculo! (Não poderia concordar mais!). Se você comear a forçar vai desenvolver. Uma boa musculação é toda noite escrever 3 coisas que você fez bem naquele dia. Tem dias que vai ser um simples: fiz um bom chá, mas faz parte do processo você refletir sobre isso!

Para encerrar as 3 dias para a audiência foram:

  1. Sejam ambiciosas!
  2. Dêem suporte umas as outras!
  3. Não desistam da indústria de tecnologia! Ela precisa de vocês!

Ai ai ai o que um dia !!!!!!!!! ❤

3 comentários sobre “#GHC15: Day 2 – Meus 3 ídolos e muita realização pessoal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s