#GHC2015: Dia 0 – Meet & Greet

Ai ai pessoal! Essa Grace Hopper Conference é realmente inspiradora!

Quem está me acompanhando pelas redes sociais e pela página do blog no face sabe que eu estou em Houston, Texas para participar da Grace Hopper Conference, que é a maior conferência de mulheres na tecnologia do mundo). Esse ano seremos mais de 12.000 pessoas. Que são inspirações ambulantes! hahahahah

Sério, é incrível como existem histórias incríveis!!! Ontem durante a recepção das bolsistas conheci mulheres incríveis e queria contar 3 histórias para vocês:

BVKit (Uganda)

media-20151014 (2)

Ontem durante a reunião das bolsistas tinha um grupo MUITO animado! Falando, tirando foto e sorrindo como se não houvesse amanhã, eu obviamente me aproximei!

Elas eram de Uganda e tinham ganho a bolsa, pois fizeram o BVKit e se tornaram referência de inovação em Uganda. Lá o sistema de saúde é um dos piores do mundo, e além disso, muitos problemas relacionadas ao sexo feminino são totalmente neglicenciados. Envergonhadas por se tratar de problemas como DSTs, as mulheres costumam escolher sofrer em silêncio em vez de procurar atendimento médico. O que gera um dos maiores índices de morte feminina do mundo.

Nanyombi Maghi, Namanda Kaweesi Jackline, Ndagire Esther, Pauline Nairubi, e Mendoza Bridget (não está na foto) inventaram o BV Kit.

Foi nesse cenário que essas cinco estudantes com especialização em tecnologia da informação e engenharia (na foto estou só com a Namanda, porque fiquei tão animada que lembrei da foto no caminho de volta para o hotel).

“O BVKit é um aplicativo de auto-teste que ajuda as mulheres a buscar por bactérias vaginais, pois a maioria são tímidas para fazer o teste com médicos e temos um sistema que respeita muito pouco as mulheres, especialmente com questões relativas à sua saúde reprodutiva.” explica Namanda.

Como não empoderar meninas por aí para resolverem esse tipo de problema?

mais infos: http://fusion.net/story/180574/how-the-bv-kit-app-could-help-millions/

PS.: Elas deviam ser celebridades mundiais, sério!? No que depender de mim vou contar pra todo mundo a história delas! As meninas do mundo têm que crescer com essas referências…meninas e meninos como elas mudam o mundo! ❤

Meninas do Brasil

media-20151014

Queria contar essa história para vocês entenderem um pouco como é o clima aqui na conferênca. Eu sai ontem caçando as brasileiras. Queria saber quem mais estava por lá e saí conversando com as pessoas sobre essa missão, em um dado momento, um coro gritou: “Camila!!! Achamos uma brasileira!!”. Era a Letícia do Paraná! Quase morri quando ela falou que estava me procurando e que conhecia o blog e que sabia do prêmio, enfim! Passamos o resto do jantar conversando sobre como iamos levar tudo isso pro Brasil! E o recado aqui é: JUNTAS PODEMOS FAZER/SER QUEM QUISERMOS!

PS.: Amei te conhecer Le!!!! ❤

Um novo mundo para muitas

media-20151014 (1)

Quem já foi em outras Conferências, principalmente nas técnicas, chega aqui na GHC e não acredita no que vê! Primeiro, miuitas mulheres na tecnologia que conversam e chegam em qualquer roda com toda a confiança e tranquilidade do mundoe falam: “Oi, e aí o que vocês fazem? Posso descobrir o quão incrível você é?”

Aqui o clima é esse….você chegou aqui pois fez algo muito massa, aí você olha em volta e começa a pensar que você tem um mundo para descobrir e construir como todas essas mulheres ainda mais incríveis.

Para muitas a GHC é a primeira conferência, é a primeira viagem internaciona, é a primeira viagem sozinha..enfim, é a primeira vez que se sentem parte de um tudo e isso nos faz sentir que somos capazes de ser quem quisermos.

Bom…imaginem como serea hoje, amanhã e depois se a recepção das bolsistas foi assim?! Fiquem ligados! Vou contar tudo!

Twitter: @CamilaAchutti

Snapchat: camilaachutti

Insta: camilaachutti

Facebook: https://www.facebook.com/mulheres.computacao

beeeeijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s