Perfil Profissional Online

OBSERVAÇÃO: Vou dividir o assunto em vários posts para que possam ser absorvidos da melhor maneira.

OBSERVAÇÃO 2: Vou falar de LinkedIn e GitHub durante essa série, mas pra ficar mais fácil vamos atacar um por vez.

Em uma conversa com um amigo, percebi que não é todo mundo que tem uma preocupação com o seu perfil profissional na internet. Muitas vezes passamos horas na frente do computador, e muitas delas zapeando as redes sociais. E existem redes específicas pra cada coisa, e inclusive para curriculum online. Existem várias plataformas pra isso, existe plataforma especializada em trabalhos para freelances, temos plataformas de curriculum, pagas ou gratuitas e claro plataformas para mostrar sua vida acadêmica. Mas você já parou pra pensar em como seu perfil está sendo visualizado?

Pensando nisso, há alguns anos atrás eu passei por uma mudança e resolvi que precisava dar uma olhada com carinho nas minhas redes profissionais, me concentrei no LinkedIn, pois estava tendo mais resposta com ele do que com outras soluções. Então resolvi sentar e pensar como queria que as empresas que olhassem o meu perfil se sentissem, queria mostrar as coisas que eu fiz que falariam quem é a Daniela. E percebi alguns pontos que poderia modificar:

– Foto do perfil

– Resumo

– Dados para contato

– Contatos

– Experiência profissional

– Trabalhos voluntários

– Projetos

– Certificados

– Cursos

– Formação acadêmica

Uma das coisas que eu percebi, na minha área era muito interessante que meu perfil do LinkedIn fosse em Inglês. Então eu trabalhei para que tudo que eu escrevesse sobre mim fosse traduzido da forma correta em Inglês. Também tive o cuidado de pegar todos os certificados e documentos que eu possuía para que as informações fornecidas fossem a mais correta e completa possível.

Evitei colocar cursos e informações irrelevantes para o que eu estava procurando. Hoje trabalho com desenvolvimento de aplicativos para Android, então não convinha colocar que fiz um curso de culinária japonesa. Isso ia poluir meu curriculum e atrair vagas erradas. Então eu foquei no que agregaria. Foi uma limpeza e uma arrumada na casa. Mas isso não quer dizer que o meu perfil esteja perfeito. Por que minha vida muda, os projetos que eu trabalho mudam e o que eu procuro. Logo meu perfil também tem quer ser dinâmico. Então eu tento de tempos em tempos (mais ou menos uns 3 meses) revejo tudo que está escrito.

E essa é uma das minhas grandes dicas. Reveja seu perfil profissional sempre.

AUTORA:

10393788_1080772458615575_5207049209406099031_nDaniela Castilho Schwab – Arquiteta de Software e Mobile com viés em Segurança do CPqD, uma empresa de pesquisa e inovação. Com o trabalho voltado para aplicações Android. Formada pela USP São Carlos em Ciências da Computação. Ama programação, artesanato e livros. Com interesse em projetos que visam mostrar que a computação não é um bicho de sete cabeças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s