A resposta para essa pergunta começou a fazer parte do meu cotidiano a partir de 2012 quando comecei a fazer o curso técnico integrado em Informática pelo IFRN-CAICÓ, pois eu já escrevia poesia, mas não tinha um estilo próprio, nem algo que eu conseguisse encaixar meus escritos, e então eu precisava de algo que comportasse esse poemas da forma mais diferente possível.
Foi então que percebi que a poesia tinha tudo a ver com a programação, pois ambas envolviam questões de sintaxe, semântica e dessa forma comecei por acaso a escrever meus poemas em editores. Até esse momento eu tinha conseguido estabelecer um estilo, todavia não tinha um nome que pudesse usar como referência para ele, e me veio a idea de “batizá-lo “com o nome de “poesia compilada.”
Com isso, depois de escrever vários poemas compilados, semana passada eu e o meu colega de curso Felipe Tavares, enquanto assistíamos a uma aula de literatura, pensamos em criar um manifesto literário para expor a poesia compilada e em menos de 24h já tínhamos a página do manifesto e o blog no ar.
Com esse manifesto pretendemos que outras pessoas comecem a escrever poesias em formato de código, ou simplesmente utilizando alguns recursos da programação, coisas que encontramos em uma simples pesquisa na internet.
O manifesto ainda tem muitas detalhes para serem concluídos, mas só em termos a página poesiacompilada.com no ar, já nos motiva a procurar melhorá-lo cada vez mais, além disso, a cada dia recebemos na nossa página, poesia compilada, no Facebook poemas de pessoas de várias partes do Brasil que começaram a escrever nesse novo formato.
[S.R.]
Ps: o link para o blog é este: poesiacompilada.com
Camila, gostei imensamente de sua entrevista com Biscalquim, na Redevida. Amei a sua objetividade e decisão em levar as meninas para a área da computação. Tenho 71 anos e só agora estou aprendendo a trabalhar com marketing digital. É fenomenal você estar ao mesmo tempo no mundo todo. Parabéns!