POST CONVIDADO: Garotas Brasileiras Ganham Hackathon Internacional pela Segurança das Mulheres:

11038124_1438071913151741_6565104497224349321_n

Todos os participantes que participaram do Hackathon!

No mesmo ano que a primeira presidente mulher do Brasil aprova a lei do feminicídio, um grupo de meninas brasileiras vence um concurso mundial pela segurança das mulheres em espaços públicos.

Nessa semana, a luta feminina por seu espaço no mundo da computação ganhou mais um prêmio mundial. Um grupo de meninas gaúchas ganhou um concurso mundial, o Ignite International Girls Hackathon, organizado pela Global Fund For Women.

O tema do Hackathonn era “promover espaços mais seguros para meninas e mulheres”. O concurso foi realizado em várias cidades do mundo, entre fevereiro e março deste ano. A edição brasileira do concurso foi realizada em Porto Alegre, com organização da ThoughtWorks Brazil.

10981214_729187943846749_3715099231187572858_n

As meninas vencedoras e os mentores

O concurso valorizava amplamente as capacidades das meninas em desenvolver ambientes seguros para elas próprias. Apenas meninas entre 11 e 23 anos podiam participar e cada grupo tinha apenas 24 horas para desenvolver um projeto dentro do tema. Na edição brasileira do evento, quatro projetos incríveis foram formados, e o que mais chamou atenção dos jurados foi o Não Me Calo.

10393683_796253850494824_6079930348348523111_n

as meninas do grupo Não me Calo!

Nosso grupo foi composto por quatro meninas: Adriane Fernandes (Novo Hamburgo), Ana Paula Daros (porto alegre), Karen Garcia dos Santos (guaíba) e Manoela Rivera (porto alegre). Com idades entre 18 e 23 anos, todas trabalham com tecnologia em empresas de Porto Alegre.

denuncia

carinha da página de denúncia

O Não Me Calo é um website responsivo, que aceita denuncias anônimas de acontecimentos em bares, restaurantes e locais públicos, criando um ranking com os locais com maior número de ocorrências. A partir do ranking é possível cobrar atitudes dos donos de estabelecimentos e órgãos públicos. A versão demo pode ser acessada pelo link: https://naomecalo.herokuapp.com.

Depois da final regional, o Não Me Calo concorreu com projetos de grupos do mundo todo. Muitas idéias originais e maravilhosas foram criadas, entre elas jogos 3D sobre defesa pessoal, fóruns e blogs sobre tabus femininos, e até uma rede social de compartilhamento de habilidades e empoderamento das donas de casa.

No dia 21 de abril recebemos a tão esperada notícia: o Não Me Calo foi vencedor da final mundial. Uma idéia criada e desenvolvida em menos de 24 horas, por meninas brasileiras, se tornou referência em promover ambientes seguros para as mulheres. Não podíamos estar mais felizes! Como prêmio, o projeto será desenvolvido por uma equipe profissional, totalmente pago pela Global Fund For Women.

Desde a divulgação do resultado do concurso, as meninas já deram entrevistas para rádio e jornais, aparecendo em blogs e sites feministas do mundo todo. Além de toda a divulgação para a imprensa internacional, as idealizadoras do projeto apareceram no videoclipe da cantora mundialmente premiada Carolyn Malachi, embaixadora oficial da causa.

Links do Projeto:

Facebook: https://www.facebook.com/naomecalosite

Twitter: https://www.twitter.com/naomecalosite

Autora: Adriane Fernandes, uma das vencedoras!

4 comentários sobre “POST CONVIDADO: Garotas Brasileiras Ganham Hackathon Internacional pela Segurança das Mulheres:

    • Inajara Leppa disse:

      Oi Talita,

      O site que está no ar é a versão DEMO, que desenvolvemos durante o evento e por isso o ranking é fictício. Em breve o site oficial estará no ar. 🙂

      Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

  1. Kauê Alves disse:

    Parabéns meninas!! como dizem: “quantidade não é qualidade”, e vocês são a prova disso..
    O mundo precisa de mais presença feminina nessa nossa área cheia de marmanjo!!

  2. Altemar Carneiro disse:

    É passar por aqui ver essa pequena historia de grande sucesso é muito bom ,nos da animo.
    sabemos que as mulher esta também liderando mais este espaço que erá só dos Man..
    Parabéns meninas …simples e objetivo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s