Vídeo novo: O que fazer depois da faculdade?

O vídeo de hoje foi um desabafo! Esse momento da minha vida tem de deixado confusa….acabei a faculdade e agora?

Vocês passaram por isso? Foi fácil para vocês? Me contem : )

beijos!

2 comentários sobre “Vídeo novo: O que fazer depois da faculdade?

  1. Pedro disse:

    Oi Camila,

    Essa dúvida é realmente um problema e não acho que seja fácil resolvê-la. Por gostar bastante de aprender (e também por um certo comodismo, já que não conheço nada que seja diferente da vida acadêmica) acabei optando pela pós-graduação, mas ainda não sei dizer se o retorno que terei irá compensar o esforço (isso vai depender das oportunidades que aparecerem).

    Acho que o “guia para iniciantes” do site pós-graduando pode ajudar nessa escolha: http://www.posgraduando.com/blog/guia-da-pos-graduacao-para-iniciantes . Uma versão bem negativa sobre a pós-graduação (uma verdadeira “prova de fogo” à força de vontade de quem está pensando em fazer pós) está em http://100rsns.blogspot.com.br/ . Eu acho que a pós-graduação não é necessariamente uma decisão pela vida acadêmica (eu pretendo ir para o mercado de trabalho), já que determinadas vagas no mercado de trabalho (e.g., Google, IBM) são específicas para pós-graduados (pode não ser fácil conseguir uma vaga dessas – principalmente no Brasil -, mas também não é impossível).

    Apesar dos inúmeros pontos negativos que ouço (e agora estou vivendo na própria pele) sobre a pós-graduação, eu acho que a própria experiência de fazer a pós-graduação já é válida, tanto pelo desenvolvimento intelectual quanto pela autonomia adquirida.

    Sobre a parte financeira (considerando a escolha pela pós), uma bolsa de pós-graduação pode ajudar a pelo menos dar conta das despesas mais básicas, mas ainda assim representa privações (em comparação ao salário obtido com um trabalho). Uma reportagem sobre o assunto está em http://noticias.terra.com.br/educacao/bolsa-de-pos-graduacao-e-unica-fonte-de-renda-de-muitos-estudantes,41ff10ac7bc5e310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s