Iniciação científica x Estágio

Olá pessoal,

fazia tempo que eu não aparecia por aqui. Juro que não é por falta de vontade, é que a vida está mesmo corrida, apesar de ainda estar de férias da faculdade. Enfim, desculpas a parte hoje sobrou um tempinho pra escrever e decidi falar um pouquinho sobre o momento que eu estou vivendo.

Não sei se vocês já sabem, mas no ano passado resolvi estagiar pra ver qual que era desse negócio de trabalhar, sabem!? Queria sair do mundo da faculdade. Estagiei no CTH  (Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo) e foi uma ótima experiência. Consegui equilibrar com a faculdade e aprendi várias coisas. Não me arrependo nenhum pouco. MAAAAAAAAS parei de aprender e se tem uma coisa que me desmotiva é isso. Sentir que não estou melhorando, apenas batendo cartão, sabe!?

Bom, decidi sair e tentar algo novo. Já estava com um projeto de Iniciação Científica engatilhado, mas aí no final do ano passado decidi me dedicar única e exclusivamente a ele. Sempre tive curiosidade de saber como funcionava essa coisa de fazer pesquisa. E hoje, já dentro dessa realidade digo: EXPERIMENTEM!

Fazer iniciação não vai te trazer uma grana boa, mas aprendizado não vai faltar. Além do mais, por estar dentro da própria universidade, é possível se dedicar bem mais aos seus estudos. Independente se você quer seguir carreira acadêmica ou ir para o mercado, acho bastante importante ter essa experiência, pois o desafio da universidade hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Ao contrário de antes, quando o importante era dominar o conhecimento, hoje penso que o importante é “dominar o desconhecimento”, ou seja, estando diante de um problema para o qual ele não tem a resposta pronta, o profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar, ele próprio, as respostas por meio de pesquisa.

É pensando nisso que o quanto antes, principalmente os aluno de graduação, tiverem contato com projetos de pesquisa melhor. Isso é um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles que querem seguir carreira acadêmica.

Bom, era isso que eu queria falar com vocês!

beijos!

PS.: Vocês não esqueceram que temos camisetas do blog, né!? Entrem lá na nossa lojinha: http://www.vitrinepix.com.br/mulheresnacomputacao

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s