Carreiras da Informática!

Bom, como vocês sabem faço Ciência da Computação no IME-USP. Mas não fiquem aí achando que essa foi uma decisão fácil, melhor, nem chegou a ser uma decisão, afinal ( e felizmente ) essa era a minha quarta opção, quase esquecida na inscrição da Fuvest. A primeira era Engenharia da Computação. Gostava muito de exatas, então vendo papai se descabelando no telefone por que a rede da empresa tinha caído, decidi que queria trabalhar com Informática. Mas a idéia que eu  tinha sobre o leque de opção que essa área me oferecia era bem distorcida pela mídia, senso comum, tradicionalismo…

Agora que tenho uma noção um pouco melhor, me sinto na obrigação de escrever algo sobre isso e não deixar que mais jovens desisformados como eu percam a chance de se encontrar na carreira que escolheram. Quando digo “se encontrar na carreira”, não quer dizer se dar muito bem na faculdade, amar todas as matérias da sua grade, querer ser igual aos seus professores…se tem uma coisa que se aprende com a faculdade é que as coisas não são tão fáceis assim! Quero dizer que você vai estudar muito, ir mal em algumas provas, aprender muitas coisas sozinho por que seu professor é ruim, ter que fazer trabalhos intermináveis e mais um montão de coisas que estam longe de serem agradáveis se comparadas com uma tarde na praia….mas mesmo assim você não vai colocar em xeque se você  tomou a decisão certa ao se matricular naquele curso!

Chega de lenga-lenga, vamos ao que interessa: Quais são as principais diferenças entre as carreira da Informática? ( Só as mais difundidas, ok?! )

Ciência da Computação: um curso que aborda de maneira aprofundada os conceitos e teorias da computação, dando uma sólida formação em áreas como estruturas de dados, algoritmos, linguagens de programação, desenvolvimento e análise de sistemas, entre outras. É uma área que trabalha essencialmente com software e que tem um forte ( põe forte nisso!hahaha ) embasamento em fundamentos matemáticos (principalmente álgebra) e em cálculo. O estudante de Ciência da Computação é preparado para resolver problemas reais, aplicando soluções que envolvam computação, independente de qual seja o ambiente (comercial, industrial ou científico). Ou seja a gente domina o mercado! Brincadeirinha…

Engenharia da Computação:um curso que destaca o projeto, desenvolvimento e implementação de equipamentos e dispositivos computacionais. É uma área que trabalha mais com hardware – enquanto Ciências da Computação dá prioridade ao software – , o que a torna, até certo ponto, semelhante a cursos como Engenharia Elétrica. Quem se forma em Engenharia da Computação se torna apto a projetar e a implementar tecnologias de hardware e software em equipamentos, aplicações industriais, redes de comunicação, sistemas embarcados em dispositivos dos mais variados portes, entre outros.

Sistema de Informação: um curso focado no planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação. Também são aplicados conhecimentos de administração, negócios e relações humanas, embora também seja possível encontrar disciplinas dessas áreas nos cursos mencionados anteriormente, dependendo da instituição de ensino. De modo geral, o profissional de Sistemas de Informação é mais focado em aplicar recursos de computação na solução de problemas – especialmente de atividades corporativas – do que desenvolvê-los.

Independente de sua escolha prepare-se para estudar bastante. Como já disse anteriormente cursos de graduação, em qualquer área, exigem disciplina e muita dedicação. Na Informática, as possibilidades de carreira são vastas, porém, o mercado é criterioso e absorve somente quem é bem preparado para atuar na área que escolheu. Outro alerta aos vestibulandos: prepare-se para nunca parar de estudar, será indispensável manter-se atualizado, visto que as tecnologias computacionais lidam com a sociedade como um todo e, por causa disso, estão em constante evolução.

Boa sorte! Reflitam bastante sobre o que vocês querem fazer da vida. E principalmente: Não deixe que ninguém tome essa decisão por você!

beijos!

3 comentários sobre “Carreiras da Informática!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s