Antes de entrar na faculdade, o que eu sabia sobre Linux? NADA! Meu conhecimento se restringia: um sistema operacional que tem um pinguim como logo. Não mudou tanto assim, mas…brincadeirinha!
Depois disso, instalei o Ubuntu ( não vou mentir que fui obrigada) no meu computador e comecei a usar, me adaptei super bem. Não vou dizer que no início não foi estranho. Foi sim, e é por isso que algumas pessoas, logo rotulam o Linux como “não-amigável”. São tantos anos usando Windows, que diante de uma novidade, um pouco mais desafiadora, esses usúarios acham melhor continuar como estam, mesmo insatisfeitos, ao invés de explorar. Acho que a maioria das pessoas não têm ( ou não dão) a chance de entrar em contato com um sistema UNIX de cabeça aberta. Uma pena! Até acho que isso está mudando, admito que a passos lentos, mas está mudando!
Não vou poder me estender muito sobre as vantagens técnicas do Linux, porque não tenho esse nível de conhecimento. Só o superficial, mas mesmo com esse pouco, é notório a facilidade que se tem em “personalizar” o sistema para a suas necessidade. Por um motivo óbvio: o código está lá, aberto, só esperando você mexer nele. Sem grandes traumas.
Sobre as vantagens autruístas ( nem sei se isso vem ao caso, mas…) fico feliz de saber que estou difundindo e usufruindo de um software livre, que não visa somente o lucro e nem tem um passado obscuro como mostram ( vocês viram o documemtário Revolution OS? Se não, vejam!) que a Microsoft têm, entre os apropriamentos indevidos de idéias ROUBO mais famosos temos: o projeto do mouse roubado da Apple, o DOS da IBM, a VM ( Máquina Virtual ) da Sun.
Sei lá, se devemos levar essas coisas em conta quando vamos escolher nosso sistema operacional, mas se você tem uma opção tão boa quanto e não tem dúvidas sobre seu passado, por que não usá-la? Por que, literalmente, não testá-la?
Pra quem se interessou pelo assunto, aí vai um texto de quem melhor pode falar do assunto: Richard Stallman, o pai do software livre.
Why Software Should Not Have Owners.
beijos!
Porra, Ca! So agora eu fiquei sabendo que vcc tem um blog! AHuAhAUh
Muito bom escrever alguma coisa sobre Linux. Agora siiiim!
Gostei de como falou de open source e Linux. Se quiser uma forca pra escrever alguma coisa de mais profundidade, talvez a dois teclados, me chama! AHuAHua
Beijinhos =**