Dicas inspiradoras para mulheres que gostam de tecnologia

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org

Acredite, ainda existe uma longa caminhada, mas, as mulheres já estão conquistando seus espaços na sociedade. Conheça algumas dicas inspiradoras para ser uma dessas mulheres que venceram na área da tecnologia.

As mulheres estão conquistando seu espaço de direito na sociedade em todos os âmbitos, tanto no mercado de trabalho como nos esportes e em diversos setores que sempre foram dominados pelos homens.

Prova disso é o índice de mulheres que atuam no ramo da computação, que subiu para 26% no último ano. Pode parecer pouco, mas esta é uma das áreas que sempre foi dominada por homens. Veja neste artigo algumas dicas inspiradoras para mulheres que buscam seu lugar de direito.

 

Dicas inspiradoras para mulheres no mundo da tecnologia

A área da tecnologia, sempre dominada por homens, vem sofrendo uma mudança significativa As mulheres estão cada vez mais ativas e conquistando espaços importantes nela. Se você sonha em ingressar nesse ramo, mas se preocupa com a aceitação por ser mulher, não se preocupe, o cenário está mudando. Veja algumas dicas inspiradoras de grandes mulheres do setor, a seguir:

 

  • Um futuro promissor
    De acordo com a presidente da IBM na América Latina, Ana Paula Assis, o espaço ocupado pelas mulheres no setor de informática ainda é pequeno. Mas a projeção de criações de empregos nesta área é de 1,4 milhão de vagas até o ano de 2020. Ou seja, terá espaço para todos. Portanto, não desista!

 

  • Não tenha medo de se impor
    Liliane Gonçalves, gerente de operações da Simply, se sentiu um tanto intimidada quando foi convidada a gerir uma equipe 100% masculina. Mas, não se intimidou e impôs respeito sempre que foi necessário. Existirão barreiras impostas pelo preconceito quanto ao gênero, mas não se deixe vencer por esses obstáculos.

 

  • Lute pelo seu sucesso
    Seu sucesso depende apenas de você e do empenho que você emprega em suas tarefas. Não espere enriquecer ou conseguir bons cargos por mágica ou sorte. Sheryl Sandberg, diretora operacional do Facebook, está aí para provar que é possível sim conseguir bons cargos e fazer fortuna apenas com empenho.

 

  • Procure por histórias de mulheres bem-sucedidas
    Existem muitas mulheres bem-sucedidas que enfrentaram todas os obstáculos e correram atrás de seus sonhos. Prova disso, é a coletânea de relatos feitos por mulheres que trabalham na Nasa, criada pelo site do Guia do Estudante. Vale a pena ver o que elas têm a dizer.

 

  • Conheça grupos de incentivo às mulheres na TI
    Existem alguns programas e ONG’s, como o Mulheres na Tecnologia que, além de oferecerem capacitação para as mulheres que desejam trabalhar na área, ainda promovem encontros e palestras de incentivo. Pesquise e crie uma rede de apoio de contatos profissionais!

 

  • Aproveite as vantagens disponíveis
    As mulheres possuem muitas dificuldades apenas por serem mulheres, mas já conquistaram seu direito em muitas áreas e há lugares onde possuem mais vantagens que os homens, como quando vão contratar um seguro auto e pagam menos devido à prudência maior no trânsito. Portanto, saiba enxergar suas vantagens e usá-las a seu favor, sempre que for possível, para que mostre seu diferencial na área de tecnologia também.

 

  • Mantenha-se em constante aprendizado
    É fundamental para qualquer pessoa se manter em constante aprendizado. Isso garante que novos talentos serão desenvolvidos e habilidades descobertas. Por isso, sempre que possível, invista em cursos e não tenha medo de perguntar e aprender sempre. Fazendo isso, suas chances de conquistar cargos cada vez mais altos e ser respeitada na área de tecnologia serão muito maiores.

Esteja atenta a essas dicas e enfrente o que for preciso para correr atrás do que sonha ou deseja. Você é a única pessoa capaz de atrapalhar seus próprios planos. Confie em seu potencial e viva plenamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.