Os números divulgados por grandes empresas de tecnologia no mundo são contundentes: as mulheres representam apenas 16% da força de trabalho de engenharia no setor. Isso é algo que não pode continuar no estado em que se encontra.
Eu acredito em que atualmente no setor da tecnologia, a educação de qualidade pode vir de diferentes e valiosos lugares, sem distinção de gênero. É por isso que iniciativas como a de Toptal devem ser acolhidas por muitos dos atores envolvidos na indústria.
Toptal esta oferecendo as Bolsas para Mulheres Desenvolvedoras de Software, um programa para apoiar e capacitar as mulheres que aspiram a se tornar engenheiras de software profissionalmente.
Trata-se de um chamado ás mulheres de todas as partes do mundo e de todos os níveis de ensino a aplicar a 12 bolsas as quais serão concedidas durante o próximo ano. As vencedoras receberão uma contribuição de US$ 5.000, formação técnica semanal personalizada e orientação de uma engenheira ou um engenheiro de software sênior da Toptal.
As bolsistas têm a oportunidade de usar o dinheiro da maneira que melhor contribui para prosseguir as suas ambições de se tornar engenheiras de software no futuro. Por exemplo, esse dinheiro pode ser de ajuda para pagar a mensalidade no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, pela sigla em Inglês); para cobrir o custo dos cursos em Coursera; para ser usado como um salário próprio enquanto trabalham em Open Source ou em empreendimentos startups.
Esta bolsa lhes permitirá as selecionadas aprender e melhorar suas habilidades como queiram, sem a necessidade de se limitarem a um sistema educativo rígido.
*Para se candidatar a uma bolsa, cada aspirante deve fazer uma contribuição para Open Source no GitHub e escrever um post no blog descrevendo sua própria experiência, os problemas que teve que resolver, e o que aprendeu dessa experiência. Para ajudar a quem são contribuintes de Open Source pela primeira vez, Toptal disponibilizou de uma guia de instruções. As vencedoras serão escolhidas por um comitê de seleção conduzido por Chiara Bellini, e as finalistas de cada mês terão uma entrevista diretamente com o júri.
Saiba mais sobre o programa, visite: http://www.toptal.com/scholarships.
—————————— AUTORA ———————————-
Anna Chiara Bellini, Diretora de Engenharia da Toptal. Mestrada em Engenharia de Computação Universidade de Bolonha – Bolonha, Itália. Desenvolvedora Java, pesquisadora, instrutora e consultora de software.
“Quando Anna era criança, seu irmão recebeu uma Commodore 64 para o Natal. Inicio-se jogando jogos de vídeo, e logo começou em codificação. Desde então, sua carreira já passou por muitos e diferentes projetos e tecnologias de programação. Mas, independentemente da tarefa que tenha em mãos, ela sempre traz o mesmo entusiasmo e paixão.”