POST CONVIDADO: Toptal lança Bolsas de Estudo para Mulheres Desenvolvedoras de Software

Os números divulgados por grandes empresas de tecnologia no mundo são contundentes: as mulheres representam apenas 16% da força de trabalho de engenharia no setor. Isso é algo que não pode continuar no estado em que se encontra.

Eu acredito em que atualmente no setor da tecnologia, a educação de qualidade pode vir de diferentes e valiosos lugares, sem distinção de gênero. É por isso que iniciativas como a de Toptal devem ser acolhidas por muitos dos atores envolvidos na indústria.

Toptal esta oferecendo as  Bolsas para Mulheres Desenvolvedoras de Software, um programa para apoiar e capacitar as mulheres que aspiram a se tornar engenheiras de software profissionalmente.

Trata-se de um chamado ás mulheres de todas as partes do mundo e de todos os níveis de ensino a aplicar a 12 bolsas as quais serão concedidas durante o próximo ano. As vencedoras receberão uma contribuição de US$ 5.000, formação técnica semanal personalizada e orientação de uma engenheira ou um engenheiro de software sênior da Toptal.

As bolsistas têm a oportunidade de usar o dinheiro da maneira que melhor contribui para prosseguir as suas ambições de se tornar engenheiras de software no futuro. Por exemplo, esse dinheiro pode ser de ajuda para pagar a mensalidade no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, pela sigla em Inglês); para cobrir o custo dos cursos em Coursera; para ser usado como um salário próprio enquanto trabalham em Open Source ou em empreendimentos startups.

Esta bolsa lhes permitirá as selecionadas aprender e melhorar suas habilidades como queiram, sem a necessidade de se limitarem a um sistema educativo rígido.

*Para se candidatar a uma bolsa, cada aspirante deve fazer uma contribuição para Open Source no GitHub e escrever um post no blog descrevendo sua própria experiência, os problemas que teve que resolver, e o que aprendeu dessa experiência. Para ajudar a quem são contribuintes de Open Source pela primeira vez, Toptal disponibilizou de uma guia de instruções. As vencedoras serão escolhidas por um comitê de seleção conduzido por Chiara Bellini, e as finalistas de cada mês terão uma entrevista diretamente com o júri.

Saiba mais sobre o programa, visite: http://www.toptal.com/scholarships.

—————————— AUTORA ———————————-

large_d95e4e00-308c-4a61-9edf-af17824fa0af

Anna Chiara Bellini, Diretora de Engenharia da Toptal. Mestrada em Engenharia de Computação Universidade de Bolonha – Bolonha, Itália. Desenvolvedora Java, pesquisadora, instrutora e consultora de software.

“Quando Anna era criança, seu irmão  recebeu uma Commodore 64 para o Natal.  Inicio-se  jogando jogos de vídeo, e logo começou em codificação. Desde então, sua carreira já passou por muitos e diferentes projetos e tecnologias de programação. Mas, independentemente da tarefa que tenha em mãos, ela sempre traz o mesmo entusiasmo e paixão.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s