POST CONVIDADO: Como estimular um ambiente criativo para os seus colaboradores

Atualmente, muito tem se falado em crise, mudanças, períodos de dificuldade e, por consequência, formas de superar esses problemas e continuar crescendo e se desenvolvendo – tema que é ainda mais relevante para empreendedores. E uma das maneiras mais eficientes e contemporâneas de se fazer isso é estimular a criatividade na sua equipe de colaboradores.

Primeiro, é preciso esclarecer o conceito que muitas pessoas têm de criatividade. Ser criativo não é, necessariamente, pensar em algo jamais imaginado antes ou ter ideias mirabolantes a toda hora. Uma das formas de criatividade mais requisitadas no ambiente profissional é a capacidade de visualizar soluções, saídas e estratégias diferentes para situações já conhecidas, como um problema recorrente ou um desejo antigo de aprimorar certos processos dentro da empresa.

As vantagens de um ambiente criativo

Como já falado anteriormente, o principal benefício de criar um ambiente que estimula e recompensa a criatividade está no alcance de soluções inovadoras, melhorias constantes e a elaboração de projetos diferenciados e estratégias que fogem do senso comum e conseguem driblar as dificuldades.

Outro ponto positivo muito forte que auxilia as empresas mais criativas é a felicidade de seus colaboradores. Ou seja: quem tem a possibilidade de arriscar, criar, pensar fora da caixa e ser reconhecido por isso – e, claro, ter um feedback construtivo ao errar – é mais feliz e realizado com o seu trabalho.

Como reflexo disso, o profissional tem um rendimento melhor. Isso é bom para os funcionários, que se sentem mais contentes com sua vida profissional, e também para o gestor, que consegue obter melhores resultados e mais lucro.

Dicas para criar um ambiente mais criativo

Algumas atitudes simples e bem práticas podem trazer grandes resultados quando o assunto é incentivar a criatividade. O mais conhecido e básico deles é organizar brainstorms periodicamente. Nessas reuniões, todos dão ideias sobre um assunto, projeto ou problema. Todos são ouvidos e valorizados, tudo visando a construção em conjunto da melhor ideia/solução.

Além disso, como gestor, é vital que você se mantenha aberto a novas ideias, propostas e sugestões, sabendo avaliá-las e dar o melhor feedback possível – seja ele negativo ou positivo. Outra ação fundamental é saber premiar e reconhecer novas ideias que deram resultado (seja com gratificações e/ou elogios), e assim incentivar que outros colaboradores também se arrisquem e procurem inovar.

Para obter resultados mais positivos, também é importante que o ambiente de trabalho seja descontraído. Negociar políticas de carga-horária, disponibilizar espaços de descanso e socialização, além de procurar atender às necessidades e preferências dos colaboradores – claro, respeitando os limites da empresa e sem extrapolar a barreira do que é realmente eficiente e necessário para que todos trabalhem melhor – são medidas que têm demonstrado influência positiva no rendimento profissional dos funcionários e dos lucros de empresas.

AUTOR:

RODRIGO

Rodrigo de Oliveira Rodrigues tem 27 anos, é graduando no curso de Ciências Atuarias pela FEA USP e atua como CEO do AcessoShop.com.br, sendo sócio da empresa desde 2004. Tem como principais hobbies reunir os amigos em volta da churrasqueira, antigomobilismo e motocross.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.