POST CONVIDADO: Fique por dentro do mundo das STARTUPS

image00

Startup hoje é o assunto mais em destaque no mundo dos negócios. Principalmente agora,  em 2014, o empreendedorismo está explodindo para todos os cantos do Brasil e por isso me vi na obrigação de esclarecer melhor o tema e mostrar todos os pontos importantes para você ter logo uma mega startup de sucesso.

E ai você já sabe o que é uma startup?

 

Segundo Eric Ries, startup,  é um grupo de pessoas que se juntam a procura de um modelo de negócio repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

 

Esse “conceito” não quer dizer que somente em grupo você poderá fazer sua startup acontecer, sozinho também é possível, porém, será muito mais difícil.  Já quando você tem time incrível sua rapidez na tomada de decisão junto ao mercado é muito maior,  e as diferentes ideias e conhecimentos poderão se complementar do que se você vier a agir sozinho.

 

Uma startup é composta de 07 itens importantes são eles:

-Grupo de pessoas:

Ter um time o mais diversificado em termos de conhecimento e habilidade já será o seu grande diferencial no mercado. Mais vale ter um grande time,  do que ter uma grande ideia com um time ruim.  São as pessoas ao teu lado que farão acontecer a “grande ideia”, por isso,  é importante as escolher muito bem, e se possível preferir ter pessoas já com a visão empreendedora e que queiram empreender por alguma causa.

 

-A Procura de um modelo de negócio:

O modelo de negócio jamais será único para todos, cada um irá desenvolver o seu de forma a atender o mercado. Por isso é preciso a todo momento testar, mudar coisas, replicar ao mercado e isso,  até chegar ao melhor modelo para você e sua equipe melhor atender aquele grande problema da população.

 

-Riscos e incertezas:

Por ser algo ainda não realizado antes, o risco e incertezas são ainda maiores. Sua grande ideia poderá vir a dar muito certo ou não e até mesmo já logo de cara ser completamente rejeitada pelo próprio mercado. Empreender é correr riscos e gostar de correr riscos para realizar um sonho ainda maior.

 

-Repetivel:

O seu produto ou serviço tem de ser fácil acesso as pessoas, não importa qual a sua localização, você poderá produzi-lo sem muitos problemas. O melhor de tudo, é poder utilizar essa mesma teconologia ou modelo de negócio a outros setores e assim diversificar ainda mais seus ganhos.

 

-Escalável:

É você ganhar forças de forma rápida, crescendo veloz e sustentável. Importante frisar que quanto mais automático for o seu “processo”, melhor e ainda mais escalável ele será.

 

-Quebra de paradigmas:

Por ser algo inovador, as startups vem a quebrar paradigmas, fazendo algo além do imaginado e com isso resolver grandes problemas da sociedade.

 

-Tempo:

É considerada uma startup ate o seu prazo máximo de dois anos, passando disso o negócio já é visto como uma empresa.

 

Poucos sabem qual é o momento certo de uma  startup se tornar uma empresa,então, fica a dica: Quando começar a diminuir os riscos  devido ao desenvolvimento, crescimento e maior consolidação no mercado, aqui já começará o processo de transição de startup para vir a ser agora uma empresa com grande potencial de sucesso.

Os requisitos importantes para uma startup de destaque no mercado, são:

 

  • Partir do problema e  não da solução;
  • Entender quem são os seus clientes e só depois partir para a solução;
  • Validar o negócio com o minimopossivel antes de se arriscar mais no mercado;
  • Não seguir o seu coração em decisões importantes e sim ir sempre para o lado racional;
  • Aprender e ajustar o mais rápido possível;
  • Não “escalar” enquanto o negócio ainda não tiver boa avaliação do mercado.

 

Com relação ao processo de criação de startups,  o que é mais complexo e  extremamente complicado é com relação as ideias, ou, resolver da melhor forma os problemas da sociedade. Muitos empreendedores por já terem uma ideia, pensam que possuem um super negócio em mãos e não é bem assim que acontece aqui no mercado. Esse grande “ego” acaba por derrubá-lo logo no começo e é preciso ter bastante os pés no chão para não desistir nos primeiros obstáculos.

 

Espero ter esclarecido alguns pontos importantes para que vocês já possam entrar com informações valiosas e com grandes chances de sucesso aqui no mercado.

 

Avante, borá vir para selva galera…

Aqui dentro é sim muita ralação, dedicação, mas,  também tem o seu lado bom, viver o seu  sonho é muito melhor do que ficar imaginando como ele seria…

Bora fazer acontecer agora, hoje mesmo, não queira esperar ainda mais o mercado ficar competitivo a sua grande chance pode passar e você nem ver…

Slideshare:http://pt.slideshare.net/BrunoPerin/o-que-so-startups

 

Sem títuloBruno Perin: Empreendedor, Palestrante e Escritor

Linkedin: br.linkedin.com/pub/bruno-perin/24/506/27a

Slideshare:http://pt.slideshare.net/BrunoPerin

youtube: https://www.youtube.com/user/BrunoPerinMkt

site: www.brunoperin.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s