ESEC/FSE – Dia 1 e a Engenharia Social

Hoje começaram os trabalhos na conferência em São Petersburgo que eu contei pra vocês no post passado.

Estou como estudante voluntária então ajudamos na organização do evento, por exemplo montar bags e organizar badges. Essa parte foi divertida e é nela que os voluntários se conhecem.

image

Depois disso pude participar do quinto workshop de Engenharia Social de Software (SSE é como eles chamam em inglês) que era um ramo da engenharia de software totalmente desconhecido pra mim, o qual se preocupa com os aspectos sociais do processo de desenvolvimento de software e de software já desenvolvidos.

A consideração de fatores sociais na Engenharia de Software é considerado útil para melhorar a qualidade tanto do processo de desenvolvimento quanto do  software produzido.

Alguns exemplos de assuntos abordados foram: o papel da consciência e fatores multi-culturais no desenvolvimento de software colaborativo, a dinamicidade dos contextos sociais em que o software poderia funcionar (por exemplo, em um ambiente de nuvem), adaptabilidade social de um modelo de engenharia.

Além disso foram discutidas abordagens que permitem obter feedback de qualidade dos usuários e usá-lo para se adaptar de forma autônoma ou semi-autônoma.

Outra área de estudo de SSE é a construção de ferramentas socialmente orientadas para apoiar a colaboração e a partilha de conhecimento em engenharia de software. Investiga também a capacidade de adaptação de um software para os contextos sociais dinâmicos, nas quais ele poderia operar e o envolvimento de clientes e usuários finais na formação de decisões de adaptação de software em tempo de execução.

Cabe um esclarecimento que também só foi feito ao fim do workshop:  CONTEXTO SOCIAL inclui normas, cultura, papéis, responsabilidades, metas e interdependências das partes interessadas, que são os usuários finais as suas percepções sobre a qualidade e a adequação de cada comportamento de software. Bacana né!?

Bom, a área é novíssima e os participantes do 1 º Workshop Internacional sobre Engenharia de Software Social e Aplicações (Sosea 2008) foram os que propuseram as seguinte caracterizações:

Comunidade centrada: Software é produzido e consumido por e para a comunidade, em vez de se concentrar em indivíduo.

Colaboração / coletividade: É preciso usar a capacidade colaborativa e coletiva dos seres humanos para produzir softwares de qualidade.

Companheirismo / relacionamento: Devem ser explícitas as diversas associações entre as pessoas. Elas devem saber quem são seu companheiros e aliados.

Humanos / atividades sociais: Software é projetado conscientemente para apoiar as atividades humanas e para resolver os problemas sociais e não pra trazer mais.

Inclusão social: Softwares devem permitir a inclusão de todos. Devemos ter relação e confiança nas comunidades.

Assim, SSE pode ser definida como “a aplicação de processos, métodos e ferramentas para permitir a criação, o gerenciamento, a implantação e a utilização de software em ambientes on-line e gerenciados pela comunidade”.

Uma das principais observações no campo da SSE é que os conceitos, princípios e tecnologias feitas para aplicações de software social são aplicáveis ​​para o próprio desenvolvimento de software e que a engenharia de software é uma atividade inerentemente social.

SSE não está limitado a atividades específicas de desenvolvimento do software. Assim, as ferramentas têm sido propostas apoiando diferentes partes do SSE, por exemplo, design de sistema social.

Bom é isso! Amanhã tem mais!

PS.: A sensação de ver pessoas falando coisas que você não tem a menos ideia do que significam na sua frente não é muito legal! Russo é impossível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s