Celulares enfermeiros.

Não é a primeira vez que um post aqui do blog fala sobre saúde e tecnologia ao mesmo tempo. Lembra dos biochips?! Então, a novidade agora é nacional e em um ramo dominado pelas grandes multinacionais, como Nokia, Samsung e LG.

Foi criada a CellDesign, uma empresa brasileira cujo objetivo é fabricar celulares com foco em aplicações de assistência médica. Os dois primeiros aparelhos, o BP01 e o BP02, devem ser lançados em breve. Já foram fabricadas 2 mil unidades na China em parceria com a Intech. A CellDesign pretende no futuro abrir uma fábrica no Brasil e, inclusive, exportar para o Mercosul, informa o engenheiro Armando Kilson Filho, que presta consultoria para a companhia.

Esses dois aparelhos são GSM/GPRS e têm como diferencial os aplicativos para controle de consulta médica e alerta de recarga de remédios, cujos alarmes são ativados mesmo se o telefone estiver desligado. Um botão de S.O.S., nas costas do aparelho, que se apertado, liga automaticamente no viva-voz para cinco números preconfigurados, além de enviar para esses mesmos contatos um SMS de emergência. O BP01, especificamente, conta com um sensor de queda, capaz de distinguir quando se trata de o usuário caindo junto com o celular. Quando isso acontece, também são disparadas ligações e mensagens de texto para telefones de parentes predeterminados. Quase um enfermeiro, vai!? “Tivemos a ideia de entrar nesse mercado por necessidades próprias. Meus pais têm 91 e 89 anos. E meu filho passou por 18 cirurgias no ano passado, após um acidente”, relata Kilson Filho.

Os dois aparelhos são emborrachados para suportar choques e vêm com telas grandes para discagem. A venda, a princípio, será feita pela Internet. Os dois modelos virão desbloqueados.

 Outros modelos estão planejados para este ano, sempre voltados para saúde. Acessórios estão sendo estudados, como uma pulseira para monitorar batimentos cardíacos e que transmite os dados via Bluetooth para o telefone celular do usuário.

Viva a tecnologia! Sempre penso que essa deve ser a função da tecnologia e do estudo…ajudar, melhorar a vida das pessoas! Pena que nem todas as pessoas e empresas pensem assim…

beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s