POST CONVIDADO: O que rolou no Google I/O extended SP

Semana passada foi o Google I/O. E em vários lugares do mundo, incluindo o Brasil,  fizeram um extended da versão original, onde juntaram várias pessoas para mostrar as novidades e funcionalidades novas e junto assistirmos a abertura do Google I/O.

IMG_6067

Fui uma das convidadas a participar do Extended em São Paulo, e pra quem trabalha na área é uma coisa surreal conhecer o escritório da Google. O Evento trouxe palestras ao vivo com os desenvolvedores de várias áreas, assistimos o keynote e vários coffee breaks para a interação entre os convidados.

Desde o início tivemos a possibilidade da interação, entre nós e entre os desenvolvedores do Google. Conhecer as novidades do mercado e a melhor forma de utilização de algumas funcionalidades, como o Ad Mob, e é claro a integração com o povo, entre desenvolvedores, gestores de projetos, analistas de marketing entre outros.

IMG_6061

A distribuição do povo foi bem interessante, pois tínhamos contatos com várias pessoas de várias áreas, conversamos bastante sobre projetos e as novidades apresentadas, o que era esperado por todos, e o que veio como inovação.

Eventos como esse são muito bons para a troca de experiências, o que vai agregar, até novos projetos podem surgir.

IMG_6068

——————————————————————————————————————–

AUTORA:  Daniela Castilho Schwab

10393788_1080772458615575_5207049209406099031_nArquiteta de Software e Mobile com viés em Segurança do CPqD, uma empresa de pesquisa e inovação. Com o trabalho voltado para aplicações Android. Formada pela USP São Carlos em Ciências da Computação. Ama programação, artesanato e livros. Com interesse em projetos que visam mostrar que a computação não é um bicho de sete cabeças.

Highlights Google I/O 2015

O evento foi na quinta e na sexta mas ainda estou digerindo toda a experiência na conexão mais longa da minha vida em Detroit! Me senti importante já que me deram a pulseira cinza foi aí que comecei a ficar ânsiosa por tudo que viria!!! Descobri que conseguiria ver o keynote sem ter que morar na fila. Olha aí a foto da nossa fila:

IMG_20150528_074717

Bom…sobre o keynote nem seu bem por onde começar assim que entrei vi uma sala com o entorno inteiro de telão! Siiiimmmm!!! Surreal!!! E com as animações mais legais do mundo!!! Na entrada era uma animação linda de uma chuva de Is e Os. Uma daquelas coisas que te fazem pensar: como é que eu consegui chegar aqui e como esses malucos são bons!!! Todos esses vídeos aí são do telão:

Deu pra entender porque fiquei maluca? ahaahah Sim!!! Para entreter a galera antes de começar teve campeonato de pong no telão com direito a semi finais e final com torcida e muita resolução dos telões!!! Demais!!! A contagem regressiva e  o nado final da baleia foram um show a parte tbm!!!!

Do conteúdo do keynote tenho 2 highlights principais para esse post: o cardboard novo e o projeto Expeditions e as novidades na ferramenta de desenvolvimento

1. Está lindo e depois gravo um vídeo pra vcs com a experiência toda, mas as principais mudanças é que agora funciona para celulares maiores, o botão funciona pra todos os celulares não usa mais a bússola e tem suporte iOS #asinimigachora resumindo: ficou ainda melhor. E a melhor parte foi que ganhamos um!

Ainda nesse assunto vimos um vídeo sobre o projeto Expeditions que me emocionou. Se trata de um projeto em escolas no mundo todo que permite a criançada viajar o mundo, as eras e no espaço sem sair da sala de aula com o cardboard. Não é a coisa mais legal do planeta??!?!?

2. Sobre as novidades do Android Studio tenho dois principais comentários: finalmente é possível editar código em C++ com dignidade! E aqui foi bem legal eles explicarem como isso foi possível: ao invés de começarem a construir um novo editor eles usaram um que já estava pronto. E a lição aqui de que nem sempre precisamos reinventar a roda.

Outra coisa bem legal é que eles perceberam que eles eram fracos no suporte ao design da interface e perceberam que era uma tendência do mercado ( Cof Cof tendência do XCode ) dar suporte mais visual aos componentes visuais e decidiram investir nisso. Ainda não está nessa nova versão que vai para o mercado , mas chegará em breve e ficaram bacanas, na real estão bem parecidas com o que já temos em outros editores, mas agora toda integrada no ambiente Android. Lindo não!?

Pessoal!!!!! Prometo escrever mais coisa depois!!! Tenho que entrar no vôo de volta para sampa logo logo e não queria deixar o fim de semana passar sem contar pra vocês!!!

Ainda tem várias coisas que eu quero falar: participação das mulheres no evento, a palestra do Google.org, detalhes do cardboard, do Nexus 9 e Android M (esses últimos 3 provavelmente venham em formato de vídeo!)

Milhões de beijos e amanhã já estou em terras nacionais!!!

Fuuui para mais um vôo interminável de mais de 10hs!!!

PS.: Perdoem possíveis erros! Não consegui revisar com o maior cuidado do mundo!!!! Sejam fofo e compreensivos!haahahah