Mulheres Desprotegidas

A mulher não é bem aceita na área de TI, ainda mais se tiver filho(s). Se for casada, é vista como aquela que não se pode ter muito contato para não ter problemas em casa e levar para o trabalho. O assédio moral e sexual é rotineiro em sua profissão, mas esse é um assunto pouco debatido e com baixa resolução.

O assédio raramente é informado a empresa e, consequentemente às autoridades jurídicas, pois, facilmente se perde indicação em seu networking, caso isso aconteça.

Falando de network, os homens da área, em sua maioria, acham que um convite de Happy Hour pós trabalho é um convite para algum relacionamento extra profissional pois se tratado sexo oposto fazendo o convite. É como se alguns deles só prestassem atenção para as palavras chaves “bebida”, “encontro” e “fora do trabalho”. Essa é uma realidade não de todas as mulheres e não só da área de engenharia e TI.

Mais um cenário da série mulheres desprotegidas. Quando a mulher começa a se destacar num ambiente predominantemente masculino, logo começam as fofocas, as exclusões sociais e o forte posicionamento contrário àquela atitude da mulher por parte dos homens. A sua natureza feminina é doce, gentil, dócil, amável mas, muito erroneamente interpretada pelos homens, não só no ambiente de trabalho.
Se você concorda ou discorda, expresse em palavras seu ponto de vista para nós com respeito e sem ofensas ou recriminação dos outros comentários.

4 comentários sobre “Mulheres Desprotegidas

  1. Yanna disse:

    Ha uma semana comecei o meu curso tecnico em TI (no exterior), a turma é composta de 22 alunos, e apenas tres mulheres todas nos estrangeiras (BR no caso eu, Mexico e Marrocos), somos praticamente excluidas, e se levantamos a mao para alguma pergunta parece até que é um pecado ter algum tipo de duvida, mesmo sendo a mesma duvida de algum colega de classe, fora da parte dos proprios professores a arrogancia em utilizar alguns termos que um ou outro saiba para fazer nos (mulheres) sentirmos estupidas, piadas de mal gosto e a nescessidade de provar que sao seres superiores e mais evoluidos, que se nao estamos entendendo do que se trata e pq ali nao e o nosso lugar. De 19 garotos apenas um veio se apresentar formalmente e oferecer “ajuda” e dar alguns conselhos mostrando-se didatico, de toda a turma è o que mais domina o assunto pois ja trabalha na area. Acredito que seja o unico seguro de si rs (nao que isso seja um problema).
    E’ realmente desafiador e ao mesmo tempo exaustante me sinto em um ambiente ostil o tempo inteiro seja da parte dos alunos seja da parte dos professores.
    Minhas companheiras ainda nao perceberam a situaçao e isso me doi pq nao sei como abrir os olhos delas, ate o momento “ainda” nao sofremos discrimanaçoes graves, mas do mesmo jeito estou sempre em alerta fora a sensaçao de estar anos luz “atrasada”.
    Mas sei que se todos soubessem de tudo nao estariam ali, como eu! A minha voz interior (a Deusa) me repete isso constantemente e me da forças pra continuar…

  2. sishii14gmailcom disse:

    Não concordo, trabalhei em TI muitos anos, desde programação até gerente de mais de 50 homens, sou casada e tenho dois filhos.
    Acredito que muitas vezes é a mulher que tem receio de assumir um papel de destaque em meio a tantos homens, pois é preciso se poscionar e deixar claro que não tolera gracinhas e comportamentos inadequados.

  3. Jamila Gonçalves disse:

    Olá aqui quem fala é a Jamila Gonçalves, idealizadora do Grupo no Whatsapp de Sororidade e Empoderamento feminino em TI.

    Venho aqui convidar para conhecer o nosso grupo, que tem como propósito o networking, sororidade e empoderamento feminino, sintam isso em vossos corações, pois este é o começo de uma grande mudança individual.

    Trata-se de ficar feliz por outras sorores, de persistir nesse caminho que escolheu, de ser resiliente, aprender a aceitar a rejeição e lutar pela aprovação.

    Neste grupo sempre estará atualizada sobre bootcamp, workshop, eventos, pode desabafar e pedir ajuda.

    O grupo Women Developers Soon sentirá a sua falta!!!

    VOLTE QUANDO QUISER!!!!

    Segue link para entrar, sair e voltar quando quiser!

    https://lnkd.in/dvY8m6N

    Boa semana a TODAS, e que a força estejam com vcs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.